Depois de encontrar sua turma você se sente inspirado, empolgado para vencer novos desafios? Ou é mais fácil você virar o motivo da piada? Saiba como detectar as amizades tóxicas e fugir de quem não tem nada para acrescentar

Seus amigos te incentivam ou colaboram para seus planos de vida?
Divulgação
Seus amigos te incentivam ou colaboram para seus planos de vida?

Amigo é coisa para se guardar, diz a música. Os bons amigos são realmente um tesouro a ser cultivado. Mas você já parou para pensar que nem todas as pessoas que te rodeiam valem a sua amizade? O importante é identificar até que ponto seu círculo de amizade faz bem para você ou, ao contrário, queima o seu filme.

Claro que a gente sempre tem alguns amigos mais valiosos do que outros. E as diferenças são bem vindas, ninguém quer uma turma formada só por intelectuais, formadores de opinião e pessoas com substância.

O ideal é ter amigos que influenciam você a crescer, superar obstáculos, conseguir mais. A questão é: por que às vezes a gente se deixa rodear por pessoas que não nos acrescentam nada? 

Muitas vezes nós não temos distanciamento suficiente para detectar os amigos tóxicos, aqueles que te envenenam, te fazem mal, te botam para baixo. Quando tem gente assim no seu ambiente de trabalho, ou mesmo na família, fica mais difícil evitar o convívio. Mas, em se tratando de seu círculo de amizade, cabe a você ficar alerta e tomar uma atitude.

IDENTIFICANDO AMIZADES TÓXICAS

Certas pessoas podem estar te afundando e você nem se deu conta disso. É que alguns dos amigos tóxicos não são tão óbvios de perceber mesmo. Tem aqueles que, com o alegado objetivo de ajudar, sempre querem lembrá-lo de seus erros passados, te desmotivar ou te julgar. Outros, fazendo piada, tiram sarro dos seus defeitos e das suas inseguranças. Está reconhecendo alguém assim? Então pergunte para você mesmo se estar rodeado de gente com esse perfil é algo que você faz por conveniência ou se é porque realmente quer desfrutar da companhia de cada um. Eles de alguma forma incentivam ou colaboram para seus planos de vida?

Se a resposta a essa pergunta é um sonoro "não", então é o momento de refletir sobre suas escolhas e afastar aqueles amigos que atrasam a sua vida. Quem está de fora, com mais distanciamento, percebe melhor do que você as intenções envolvidas nas relações de amizade. Talvez aquela mulher em quem você está interessado esteja tendo uma percepção errada de você por causa deles.

QUEM SÃO OS VERDADEIROS AMIGOS

Nessa categoria especial entram apenas aqueles que você admira, respeita, conhece. São os que se deixam ver como são, assumem seus defeitos, não acham que têm sempre razão. São os que ficam do seu lado nas suas decisões, os que te defendem de algum ataque.

Aqueles que te influenciam para o bem, que fazem a coisa certa, que transmitem confiança. Que fazem você querer aprender com eles, não porque você sente que eles estão acima de você, mas porque você vê as qualidades que eles possuem e daí surgem as afinidades. Amizades fortes são relacionamentos pautados em dois caminhos: ensino e aprendizagem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.