Desenvolvido pela montadora em parceria com o governo sueco, a cidade de Gotemburgo e o Lindholmen Science Park, "Drive Me" está previsto para começar no ano que vem

Volvo espera colocar nas ruas carros autodirigidos até 2017
Divulgação/Volvo
Volvo espera colocar nas ruas carros autodirigidos até 2017

Em parceria com o governo sueco, o Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo, a Volvo pretende colocar em prática o primeiro projeto de carros autônomos em grande escala do planeta, o "Drive Me". De acordo com a montadora, 100 automóveis do tipo andarão diariamente pela metrópole de mais de meio milhão de habitantes.

CURTA A PÁGINA DO DELES NO FACEBOOK

O projeto está previsto para começar em 2014 com pesquisas junto aos consumidores e o desenvolvimento da tecnologia necessária, e os primeiros carros chegam às ruas de Gotemburgo até 2017. Os automóveis vão circular por aproximadamente 50 quilômetros em vias arteriais, dentro e fora da cidade, que costumam ter trânsito.

A Volvo informou também que os 100 carros serão fabricados em cima da nova plataforma da empresa, a Scalable Product Architecture (SAP), apresentada no Concept Coupé , e que o primeiro modelo será o novo XC90, a ser lançado no ano que vem. 

Os motoristas dos 100 veículos poderão passar as responsabilidades para o automóvel, mas podem ter de assumir o volante ocasionalmente. O projeto, que visa aumentar a segurança no trânsito, prevê ainda que o carro seja capaz de encontrar uma vaga de estacionamento e parar sozinho, sem o auxílio de um ser humano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.