Esportivo foi comprado originalmente por Antonio Carlos de Almeida Braga, amigo do tricampeão de F1. Carro ficava à disposição do piloto quando ele visitava Braga em Portugal. Leilão acontece no próximo dia 22

Honda NSX dirigido por Ayrton Senna vai a leilão no próximo mês, na Inglaterra
Reprodução/Silverstone Auctions
Honda NSX dirigido por Ayrton Senna vai a leilão no próximo mês, na Inglaterra

Não faz muito tempo que um anúncio no eBay - o link ainda está no ar - chamou a atenção de jornalistas e aficcionados por carros em todo o mundo. O vendedor, de Portugal, colocou à venda um Honda NSX preto que teria pertencido a ninguém menos que Ayrton Senna.

Seis meses depois, o mesmo carro agora é destaque de um leilão previsto para acontecer no próximo dia 22, na Inglaterra. Ou seja, o esportivo de 2013 aparentemente foi mesmo de Senna.

De acordo com o site da Silverstone Auctions, casa de leilões responsável pelo evento no próximo mês, o NSX preto foi comprado pelo ex-banqueiro Antonio Carlos de Almeida Braga para quando Senna visitasse sua casa em Sintra, em Portugal. Braguinha, como é conhecido, pediu, inclusive, que o carro tivesse as mesmas especificações do NSX que Ayrton tinha no Brasil e que até hoje pertence à família. O piloto tinha ainda um terceiro NSX, este vermelho, que ficava em Algarve.

Após a morte de Senna, em 1994, Braga, que era seu amigo pessoal, manteve o esportivo em sua garagem e não permitiu que ninguém o tocasse ou dirigisse. O automóvel acabou vendido dois anos depois e passou pelas mãos de um terceiro dono antes de ser adquirido pela Silverstone.

Honda NSX de Senna conta com bancos de couro, ar condicionado e câmbio manual
Reprodução/Silverstone Auctions
Honda NSX de Senna conta com bancos de couro, ar condicionado e câmbio manual

Para comprovar a autenticidade do produto, a casa de leilões disponibilizou fotos dos documentos contendo o nome de Braga. Fabricado em 1992, o NSX tem bancos de couro, câmbio manual, motor V6 3.0 de 270 cavalos e pouco mais de 51 mil km rodados. Neste vídeo , o tricampeão de F1 dirige um NSX branco no circuito de Suzuka, no Japão. Vale a pena assistir.

SENNA E O NSX

Senna esteve envolvido no desenvolvimento do esportivo por conta da parceria da Honda com a McLaren, time do brasileiro na época e para quem os japoneses forneciam os motores. A Silverstone espera leiloar esta relíquia automotiva por até 85 mil libras esterlinas (cerca de R$ 343 mil). O lote do dia 22 conta ainda com luvas autografas por Nigel Mansell e o capacete usado por James Hunt durante a temporada de 78.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.