Sem autorização para andar nas ruas ou limitador de velocidade, carros de pré-produção foram doados pela marca para escolas e universidades para fins educacionais

Dodge Viper GTS Coupe Concept de 1994. Chrysler ordenou a destruição de todos
Reprodução/Chrysler Blog
Dodge Viper GTS Coupe Concept de 1994. Chrysler ordenou a destruição de todos

A decisão da Chrysler de destruir todos os Dodge Vipers doados para institucionais educacionais no começo dos anos 90 tem causado certa comoção entre os apaixonados por carros nos Estados Unidos. Na South Puget Sound Community College, em Olympia, capital de Washington, estudantes e funcionários abriram a petição "Operação Salve os Vipers" para que o modelo da faculdade, de 92, não seja destruído.

Ao jornal Seattle Times, Norm Chapman, professor da faculdade de Olympia, declarou que eles já foram notificados sobre a decisão da Chrysler e que, de acordo com um funcionário da montadora, ela foi tomada após dois Vipers doados para fins educacionais se envolverem em acidentes, custando à Fiat, dona da Chrysler, milhões de dólares em indenizações.

Mas, em comunicado em seu blog , a montadora negou a informação e disse que não há "nenhum registro" de um Dodge Viper doado envolvido em acidentes. A Chrysler diz ainda que os carros serão destruídos porque se tornaram obsoletos.

"Há cerca de dez anos, o Grupo Chrysler doou uma quantidade de Dodge Vipers para várias escolas para fins educacionais. Parte do processo de doação, e isto é um procedimento padrão - e previsto no acordo - é que veículos doados para fins educacionais são destruídos quando eles não são mais utéis. Com os avanços da tecnologia automotiva na última década, é improvável que esses veículos ofereçam quaisquer valores educionais para os estudantes", diz o comunicado.

A aura em torno dos cerca de 90 Vipers doados pela marca e que agora aguardam a destruição se deve ao fato de serem carros de pré-produção, sem licença para andar nas ruas, limitador de velocidade e sistema de controle de emissão de poluentes.

Nova geração do Viper GTS, lançada em 2012
Divulgação
Nova geração do Viper GTS, lançada em 2012


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.