Flores, mitologia grega, derivações de palavras italianas e francesas... Saiba de onde vem a inspiração da marca japonesa para batizar Corolla, Prius e outros oito automóveis

Sabe de onde vem o nome do Prius? Do latim
Divulgação
Sabe de onde vem o nome do Prius? Do latim

Você sabe o que significa o nome do seu carro? Ou, se sabe, de onde veio a inspiração da montadora para batizá-lo assim? A Toyota, uma das marcas que mais vende automóveis no mundo, decidiu explicar o significado de dez de seus mais icônicos modelos , como Corolla, Supra, Prius e outros.

Yaris:  na mitologia grega, "Charis" é uma deusa símbolo de beleza e elegância. Já o "ya" vem do alemão, que significa sim. O objetivo da mistura de sílabas é simbolizar a reação do mercado europeu ao desenho do carro japonês.

Supra: significa acima em latim. Segundo a Toyota, o esportivo foi muito acima do que se imaginava dele, derrotando Porsche 911 Turbo e Aston Martin DB7 em testes de revistas.

Celica: vem do espanhol "celestial".

Auris: outra mistura de palavras. "Aurum", em latim, significa ouro. "Aura", em inglês, é aura. A ideia é dizer que o carro tem uma aura dourada.

Corolla: "corolla" é o conjunto de pétalas em uma flor.

Prius:  em latim, significa antes ou anterior. É uma referência ao lançamento do carro no mercado japonês em 1997. Foi o primeiro modelo híbrido fabricado em larga escala. Nunca houve algo parecido "antes" dele. Entendeu a ideia dos japoneses?

Camry: vem da palavra japonesa "kanmuri", que significa coroa. De acordo com a marca japonesa, o carro é uma joia na coroa da Toyota após 12 anos como um dos modelos mais vendidos nos EUA.

Corona: foi o primeiro modelo exportado para o Reino Unido, em 1965. O nome vem da astronomia, "corona" é o nome da coroa solar em volta do Sol. A brincadeira aqui é dizer que a durabilidade do carro foi uma luz no fim do túnel para os motoristas que estavam tristes com a pouca confiabilidade de seus carros europeus da época.

Avensis: derivado do verbo em francês que significa avançar. É um indicativo de "avanço" em relação ao modelo anterior do carro, o Carina E.

Previa: vem do italiano "previdenza", que significa previsão. Foi a primeira minivan com motor central para maximizar o espaço interior. Os japoneses dizem que nenhuma montadora previram isso antes deles.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.