Símbolo da cultura americana, viagens de carro e suas paisagens ganham gênero próprio e são protagonistas em "The Open Road"

BBC

A "road trip" é um símbolo da cultura americana. Desde que os carros se popularizaram, a estrada rumo ao horizonte tornou-se um símbolo de liberdade, aventura e descobertas - um lugar onde é possível se perder para depois se encontrar.

Muitas delas estão reunidas no livro "The Open Road" (A Estrada Aberta, em tradução livre), lançado pela Fundação Aperture e que trata as fotos feitas nessas viagens como um gênero fotográfico.

A obra traz os trabalhos de grandes nomes da fotografia norte-americana como Robert Frank, Lee Friedlander, Inge Morath, Ryan McGinley, Ed Ruscha, Stephen Shore e Alec Soth, entre outros.

Conforme os fotógrafos embarcavam em viagens ao redor dos Estados Unidos, faziam alguns dos registros mais importantes da história da fotografia. A influência das "road trips" pode ser vista em diversas manifestações culturais - não apenas na fotografia, mas em livros, músicas e filmes.

Depois do lançamento do livro, a fundação Aperture realizará uma exposição itinerante, que começará em 2015 pelo Instituto de Artes de Detroit.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.