Rod Tempero divide oficina em uma cidade da Nova Zelândia com patos e galinhas, mas o que sai de lá são verdadeiras obras de arte sobre quatro rodas

Réplica de uma Ferrari 250 GTO 1962. Aos olhos de um amador, é difícil identificá-la como réplica
Reprodução
Réplica de uma Ferrari 250 GTO 1962. Aos olhos de um amador, é difícil identificá-la como réplica

Alguns dirão que Rod Tempero  é apenas mais um mecânico restaurador de carros antigos, mas o que este neozelandês faz em seu galpão transformado em oficina perto de Oamaru, cidade da Nova Zelândia com 13 mil habitantes, beira a perfeição e poderia ficar exposto em museus de carros pelo mundo.

Rod começou a trabalhar com carros em 1979, seguindo os passos do pai e do avô, e se especializou em modelos dos anos 50 e 60. Uma das suas obras de arte mais recentes data desta época, a réplica de uma Ferrari 250 GTO 1962.

Mesmo para colecionadores e endinheirados, ter uma dessas na garagem é para poucos.

Apenas 39 modelos foram construídos, de forma que quanto um deles aparece em um leilão, eles são arrematados por valores absurdos. Em 2013, por exemplo, uma 250 GTO 1963 de corrida foi leiloada por US$ 52 milhões.

Os altos valores são um impeditivo, mas John Rietveld queria ter uma 250 GTO em casa e a encomendou com Tempero. Em meio a galinhas e patos que frequentemente invadem a oficina, o "artesão" e sua pequena equipe construíram a réplica do zero em um processo que foi documentado e está disponível ao final do texto para você ver.

Galinhas são uma companhia constante na oficina de Tempero
Reprodução
Galinhas são uma companhia constante na oficina de Tempero

Após a encomenda, Tempero tenta conseguir peças ou até mesmo a carcaça do carro desejado, o que nem sempre acontece. No caso da 250 GTO 1962 de Rietveld, ele conseguiu o motor de uma 325 GTO. Ele então faz uma pesquisa e desenha o automóvel em escala real em uma lousa.

A construção da réplica (sempre importante ressaltar que trata-se de uma réplica) levou quatro anos, mas Rietveld diz que nunca reclamou porque entende que é preciso tempo para atingir o nível de perfeição de Rod. Veja abaixo o resultado (em fotos e em vídeo) desses quatro anos de trabalho.

Assista ao vídeo da construção da réplica da Ferrari GTO 1962:

Para saber mais sobre Rod Tempero, visite sua página oficial no Facebook .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.