Aspecto grisalho dos cabelos não é sinônimo de desleixo. De acordo com Dario Beca, do Studio W, é cada vez mais comum o homem procurar tratamentos para os fios brancos. “O pessoal não quer mais escurecer como antigamente”, diz

George Clooney, Antonio Fagundes, Richard Gere e Otávio Mesquita
Montagem (AgNews/RioPhotoNews/Getty Images/Divulgação)
George Clooney, Antonio Fagundes, Richard Gere e Otávio Mesquita

Você costuma relacionar os fios brancos na sua cabeça – se eles ainda não apareceram, fique tranquilo, eles vão aparecer – geralmente com o quê? Sinônimo de velhice, herança genética, charme de ficar com os cabelos grisalhos, maldição, acha que tem tudo a ver com o livro “50 Tons de Cinza” que as mulheres estão lendo? Para Dario Beca, ter fios brancos significa que é hora de ter também alguns cuidados extras.

LEIA NO DELAS: Mulheres recusam tintura e assumem os cabelos brancos

O cabeleireiro de 26 anos está há dez no Studio W, tempo suficiente para notar uma diferença no comportamento masculino no que diz respeito aos fios brancos. “O pessoal não quer mais escurecer como antigamente. Antes era uma coloração permanente, aí a raiz vinha branca e tinha que retocar, ou desbotava errado e ficava acaju”, diz.

Caso você não se sinta encorajado em dar ouvidos a um jovem de 20 e poucos anos que ainda tem um belo tempo pela frente antes de ficar grisalho, não se preocupe que ele diz entender do assunto.

“Comecei em um salão de bairro bem fraquinho fazendo cabelo masculino. Dei um salto virando assistente do Studio W, mas chamei o Wanderley [Nunes, o dono do salão], disse que não queria ser assistente e pedi para fazer o cabelo e a barba dele. Ele deixou. Aí virei cabeleireiro. Sou cria da casa.”

TRATAMENTOS

Dario afirma que os homens da sua idade, entre 25 e 30 anos, que possuem cabelos brancos querem mais é se livrar deles. A aceitação começa com os trintões, segundo ele. “A partir daí eles assumem o branco, e o que acontece é que começam as técnicas para fazer algo.”

“Se o cara começa a ter [cabelos brancos] na linha da frente, na coroa, e nas laterais, a gente tem tonalizantes que resolvem o problema. Eles não escurecem totalmente, puxam mais para um acinzentado, uma maquiagem do branco, não o deixa tão evidente. Dura em média um mês e meio e conforme vai saindo vai voltando a ficar natural”, explica Beca.

A segunda técnica que ele destaca é o famoso reflexo inverso, muito indicado para quem já tem de 70% a 100% do cabelo branco. “É uma touca colocada na cabeça do homem, e nós puxamos os fios com uma agulha. Conseguimos dosar a quantidade de fios puxados, passamos a tinta e ele passa a ter até 40% de fios escuros. Volta a ter cabelo grisalho”, diz Dario. Este tratamento tem vida útil um pouco maior, de cerca de dois meses. A aplicação do tonalizante custa por volta de R$ 150, enquanto a touca é um pouco mais cara, R$ 260.

Cabelo grisalho requer alguns cuidados, diz especialista
Thinkstock/Getty Images
Cabelo grisalho requer alguns cuidados, diz especialista

CUIDADOS

Aos que preferem não ir a um salão, Dario passa alguns cuidados, e o primeiro deles é com a tintura. “Tem que comprar sempre uma coloração com uma tonalidade menor que a sua. Se o seu cabelo é castanho escuro, então usar castanho claro para ficar mais leve. É bom tomar cuidado para não escurecer demais e também não manchar a pele”, aconselha. O cabeleireiro sugere duas marcas: L’Oréal Cover 5 e Gradual Tone, este da Wella.

O xampu usado no banho também é importante, de acordo com Beca. “Xampu inadequado desbota o cabelo, acaba tirando a coloração, deixando acaju. É bom comprar um de uso profissional, daqueles que têm no salão, e usar duas a três vezes por semana. Xampu feminino próprio para cabelos tingidos também funciona.”

Por fim, o fio branco, por perder a pigmentação, perde também a oleosidade, o que o deixa com uma impressão de mais rebelde. A solução é usar uma cera para quem tem cabelo curto e um creme para pentear para quem tem cabelo longo. Questionado sobre quem são os artistas grisalhos que podem servir de referência ao mundo masculino, Dario passa quatro nomes, dois estrangeiros e dois brasileiros, todos acima dos 50 anos: George Clooney, Otávio Mesquita, Richard Gere e Antonio Fagundes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.