Qual é o comprimento do paletó? Posso usar meias coloridas? Gravata fina é uma moda passageira? O último botão deve ficar desabotoado? Estilista tira dúvidas mais comuns

Você tem dúvidas sobre como usar terno e gravata? O estilista Ricardo Almeida as esclarece
Thinkstock/Getty Images
Você tem dúvidas sobre como usar terno e gravata? O estilista Ricardo Almeida as esclarece

Ele é usado no trabalho – dependendo da profissão –, em casamentos, entrevistas de emprego, às vezes em velórios, na beira do gramado durante partidas de futebol, festas formais. O costume – terno é paletó, calça e colete, avisa Ricardo Almeida –, quando acompanhado de algumas combinações de camisa e gravata, é um verdadeiro coringa no guarda-roupas masculino.

“Com homem é bem mais fácil, é só colocar um terno e pronto.” Quem nunca ouviu essa frase da companheira, em dúvida sobre qual roupa usar às vésperas de um evento importante? O terno parece simples, e realmente é, afinal, são apenas três peças, sem muitos segredos, mas as dúvidas de comprimento, tamanho e combinações são mais comuns do que você imagina.

Referência no mundo da moda masculina, o estilista Ricardo Almeida dá dicas para você acertar na escolha do traje e passa a combinação que dificilmente pode dar errado. Veja na galeria abaixo e mais abaixo com mais detalhes:

O PALETÓ

Qual o comprimento ideal das mangas?
A manga deve estar na altura do punho, cobrindo o “ossinho” da parte externa, mas nunca cobrindo a mão. Deve aparecer um centímetro da camisa.

E o comprimento do paletó? Como medir isso?
Para medir o paletó, será preciso usar os braços. A pessoa deve esticá-los ao lado do quadril, marcando um ponto com o polegar esticado. O comprimento do paletó é dois centímetros acima deste ponto.

Dois ou três botões? Como escolher?
O terno mais usado hoje é o de dois botões. Usar um terno com três botões não está errado, mas passa uma impressão de ser mais antigo e formal.

Qual botão deve ficar desabotoado?
O botão de baixo, sendo o terno de dois ou três botões, nunca deve ser abotoado. Isso facilita a movimentação do homem. Se o terno tiver apenas um botão, este nunca deve estar sempre abotoado.

Lapela mais fina é para dois botões e mais grossa para três botões?
Não existe uma regra para isso.

É ruim ter que fazer muitos ajustes no paletó?
A alfaiataria exerce sua função quando feita sob medida, pois valoriza as proporções do corpo de quem veste. Para ternos comprados prontos, fazer o ajuste é fundamental. Calça e paletó podem passar por diversas mudanças.

Os cortes estão cada vez mais secos. Como alguém com sobrepeso se adapta a isso?
Cortes mais secos tendem a alongar o corpo, é importante que o terno seja ajustado. Seco não significa apertado, a roupa deve seguir o formato do corpo naturalmente. A pessoa deve usar o tamanho correto e respeitar as proporções do seu corpo.

A CALÇA

A barra deve ser um pouco mais comprida atrás do que na frente?
Alguns clientes gostam de barra inclinada, mas isso é determinado pela preferência de cada um. De qualquer maneira, a barra deve ser medida dois dedos acima do salto do sapato.

E na parte das coxas e panturrilhas? Homens mais magros usam calças mais justas. Existe algum conselho que ajude o homem neste assunto?
É importante que a roupa valorize o corpo masculino. O homem deve se sentir confortável para sentar e desempenhar suas atividades. A calça deve seguir o corpo naturalmente, mas não pode apertá-lo.

Ao sentar, quanto da meia pode aparecer?
É importante que apenas a meia apareça, e não a perna.

SAPATOS, CINTOS, GRAVATAS E ACESSÓRIOS

Sapatos e cintos devem ser da mesma cor?
Se o homem optar por usar cinto, sim, este deve ser da mesma cor,

E as meias? Devem ser da cor da calça ou do sapato?
A meia é a continuação da calça.

Catálogos de moda e artistas têm mostrado meias coloridas. Como usá-las?
Requer personalidade, estilo e bom senso. A pessoa deve segurar o visual. Para quem não gosta de ousar tanto, meias coloridas podem ser usadas com visuais mais casuais, mesmo com sapatos de couro. Dê preferência para os sapatos mais esportivos, com solado de borracha.

O suspensório substitui o cinto, mas em qual ocasião ele pode ser usado?
Sim, o suspensório tem a mesma função utilitária do cinto. Deve-se usar ou um ou outro. O suspensório é um acessório que está em desuso, mas se a pessoa optar por usá-lo ela pode criar um visual com aspecto antigo ou com um ar retrô.

O lenço é um acessório bem vindo em 100% das ocasiões?
O lenço é bem-vindo onde o blazer é bem-vindo, tanto em visuais formais quanto nos mais casuais.

É para ser da mesma cor da gravata?
Ele jamais deve ser da mesma cor da gravata.

Gravatas finas viraram uma tendência, mas elas são específicas para uma situação?
O mais importante é combinar a gravata fina com as proporções do corpo. Se ela estiver valorizando o homem ela pode ser usada em qualquer situação.

Vale apostar em uma gravata borboleta?
Geralmente quando se usa smoking, ou seja, em ocasiões black tie ou com summer. Fora isso, apenas para ousar, caso tenha muito a ver com a personalidade da pessoa e se ela segurar o visual. Um exemplo é o Jô Soares, que de tanto usar acabou criando uma marca registrada.

E o colete? Quão interessante é ter as três peças?
Por trabalharmos em um país tropical, indicamos o uso do colete apenas para noivos, como uma forma de diferenciá-los dos convidados. O colete é parte da alfaiataria tradicional, caso a pessoa faça questão, ele pode ser usado em dias mais frios, em situações nas quais se exige bastante formalidade.

Abotoaduras e prendedores estão em alta?
Nós apostamos muito em abotoaduras, indicam elegância e estilo. O prendedor é um acessório bacana, mas bem menos usado hoje em dia.

COSTUME + CAMISA + GRAVATA

Quais são os colarinhos mais comuns e com quais gravatas eles combinam?
Temos o colarinho tradicional, com abertura menor, cerca de 40º e também o colarinho invertido, com um aspecto de ser quase em linha reta. Assim como a gravata, o colarinho deve valorizar as proporções do corpo masculino. É bom ficar atento ao nó de gravata ideal para cada colarinho.

Existe algum tipo de combinação de camisa e gravata que não fica legal?
Mistura de cores chamativas que não combinam entre si.

Camisas com listras pedem uma gravata mais discreta? Há algum tipo de recomendação?
Tudo depende da listra, da estampa e da mensagem que a pessoa quer transmitir. Camisas listradas podem ficar elegantes quando combinadas com gravatas de padronagens diferentes. É mais importante que as cores combinem entre si.

Há uma combinação de costume, camisa, gravata e sapatos que não tem como errar?
Sim, um bom costume azul marinho, com corte e qualidade impecável; camisa branca ou azul, feita de um bom tecido de algodão; gravata vinho, vermelha ou azul marinho; e para arrematar sapatos em couro marrom! Não tem como errar.

Você tem outras dúvidas? Mande nos comentários!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.