Semana de moda de São Paulo termina na última sexta-feira - e pode ser que você sequer tenha ouvido falar nela -, mas nós separamos cinco visuais presentes nos desfiles que podem ser usados sem que você pareça que veio de outro mundo

Quando o assunto é moda, boa parte dos homens fica com um pé atrás. Alguns ainda não fogem do óbvio na hora de se vestir, seja por medo de ousar, falta de informação ou por puro preconceito. A situação piora quando o assunto é semana de moda. As peças apresentadas nas passarelas podem parecer muito conceituais e, às vezes, lembram o figurino de um filme futurista. No entanto, quem consegue captar as tendências dos desfiles nas roupas do dia a dia pode conseguir um look inovador e ainda manter sua personalidade, sem parecer que está fantasiado.

CURTA A PÁGINA DO DELES NO FACEBOOK

A temporada Outono/Inverno 2014 do São Paulo Fashion Week terminou na última sexta-feira, trazendo as próximas tendências que só devem chegar às lojas na metade do próximo semestre. Para ajudar a arriscar no guarda-roupa, o iG   selecionou cinco looks apresentados no evento que poderiam sair da passarela diretamente para as ruas sem parecer fora do contexto. Confira:

1. ALEXANDRE HERCHCOVITCH
Misturando a cultura do cangaço com o estilo do rock, Alexandre Herchcovitch fez uma apresentação cheia de atitude. A cor preta predominou nas peças feitas com linho, seda, couro, nylon e lã cashmere. Na foto, a estampa de caveira no casaco militar ajustado ao corpo traz a marca registrada do estilista – corte e alfaiataria impecáveis com atitude punk, ideal para quem é mais ousado e quer transmitir rebeldia em looks clássicos.

2. OSKLEN
Preparando-se para a Copa no Brasil, o estilista Oskar Metsavaht desfilou peças minimalistas inspiradas nos uniformes antigos de futebol. Misturando tecidos tecnológicos com os mais clássicos, como a lã, a coleção trouxe looks monocromáticos e com cortes secos. A marca carioca, por sinal, é uma das que melhor consegue aplicar design em roupas esportivas e casuais, ideais para quem busca conforto sem parecer relaxado. Na foto, a jaqueta bomber com tela de couro remetendo a rede de um gol traz modernidade e elegância sem exageros.

3. ELLUS
Para o inverno do próximo ano, a Ellus aposta em um explorador oriental. A marca, que já trouxe uma pegada aventureira em outras coleções, apresentou peças em denim (matéria prima do jeans), couro e lã com silhuetas confortáveis. Na foto, look completo em denim, com casaco forrado de pelo, para quem pretende passar as férias do meio do ano no campo e nas montanhas.

4. JOÃO PIMENTA
Focado em trazer coleções mais comerciais, João Pimenta foi buscar inspiração em uma colônia italiana no sul do Brasil. As peças feitas de seda, linho, lã e sarja de algodão imprimem elegância e têm uma silhueta menos marcada que nas coleções passadas. Na foto, a alfaiataria característica de João Pimenta, com o blazer de abotoamento cruzado em xadrez vermelho, ideal para quem gosta de ser clássico sem parecer antiquado.

5. CAVALERA
Com uma coleção mais sóbria, a Cavalera acertou em cheio na mistura do estilo urbano com a cultura do Oriente Médio. Com bastante moletom e jeans, as peças são jovens e comerciais - a cara de quem vive nas metrópoles. Na foto, blusa de moletom e jeans preto, bastante usável no dia a dia, com a bota de tachas trazendo um pouco de rebeldia punk ao visual.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.