Inaugurado na semana passada, Barbearia Corleone oferece corte de barba e cabelo, cerveja, petiscos e até charutos. Ideia é transformar negócio em franquia, diz o dono Bruno van Enck

Ambiente do misto de barbearia e bar de cervejas especiais, em São Paulo
Brunno Kono/iG São Paulo
Ambiente do misto de barbearia e bar de cervejas especiais, em São Paulo

Foi-se o tempo em que o conceito de barbearia resumia-se a um lugar que o homem frequentava para aparar a barba ou o cabelo. Estabelecimentos têm apostado cada vez mais no segmento de estética masculina, e, para atrair a clientela masculina, muitas vezes avessa aos salões de beleza, investem em decoração diferenciada e cervejas artesanais. É o que fez a Barbearia Corleone , inaugurada no último dia 14, em São Paulo.

"Mesmo com hora marcada, eu demorava 1h30 para ser atendido no salão onde ia anteriormente. Era um salão unissex e 90% do público era de mulheres, então tinha revista de fofoca, casamento, cabelo... Resolvi usar isso para ganhar dinheiro. Ter um lugar onde não fosse um sacrifício esperar, você pode comer, beber, comprar um charuto, apreciar um vinho", diz Bruno van Enck, dono da barbearia recém-aberta no Itaim.

O economista de 31 anos afirma que o projeto começou a nascer há um ano, e que é inspirado em locais que visitou em Nova York, nos EUA, em especial as regiões de Manhattan e Brooklyn.

"Essa tendência dos salões exclusivamente masculinos nunca saiu do costume deles (em NY). Pesquisando o que tinha no mercado, vi que São Paulo tem poucos salões assim", conta Bruno. A opção de aliar navalha e toalha quente no rosto com chope, cervejas especiais e polenta grelhada vem de sua experiência em outros negócios.

As cervejas artesanais, aliás, são um dos pontos fortes do local. São mais de 450 rótulos especiais, dos mais variados estilos e origens, e que podem ser consumidos ali mesmo, em uma das quatro poltronas adquiridas em antiquários, ou em casa. Vale lembrar ainda que todo cliente que entra para fazer barba ou cabelo ganha um chope de fabricação própria. Os preços, no entanto, podem não agradar a todos: R$ 90 no corte, R$ 50 na barba ou R$ 120 nos dois.

PACOTE PARA O NOIVO

Para quem está casando, a Corleone oferece pacotes para o noivo, a exemplo do que os salões já fazem com a noiva. Uma tarde de cuidados regada a chope à vontade para o noivo e até cinco padrinhos sai por R$ 1,2 mil. Cervejas especiais são cobradas à parte.

INVESTIMENTO E EXPANSÃO

Com investimento estimado em R$ 300 mil – Bruno admite que muitos itens presentes na barbearia, como as chopeiras, vieram de outros empreendimentos seus –, o empresário diz que passados seis meses de operação, o objetivo é expandir os negócios com franquias, como 9 de Julho e Barbearia Clube fizeram em São Paulo e em Curitiba, respectivamente: "Estamos montando o modelo". Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, e Piracicaba, no interior paulista, são as primeiras da fila.

SERVIÇO:

BARBEARIA CORLEONE
Onde: Rua Doutor Renato Paes de Barros, n° 390, Itaim (São Paulo) 
Telefone: (11) 2538-8008 / (11) 2538-8009

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

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