Madison Rowley conquistou a medalha de ouro na categoria Garibaldi, mas competição realizada em Portland é contestada por grupo que organiza mundiais desde os anos 90

Madison Howley
Reprodução/Facebook/Greg Anderson Photography
Madison Howley

"Jogando em casa", o cineasta e ator Madison Rowley venceu o principal prêmio do World Beard & Moustache Championship, ou Campeonato Mundial de Barba e Bigode, realizado no último sábado, em Portland, nos EUA. Veja a relação de vencedores aqui .

Leia mais: Jornal dos EUA elabora ranking com as equipes mais e menos barbudas da MLB. Veja quem são

Rowley ficou com o primeiro lugar na categoria "Garibaldi". Quase 300 pessoas de dez países participaram da competição, ao preço de US$ 40 pela inscrição.

CONTROVÉRSIA DE BARBUDOS

Um grupo alemão , no entanto, afirma que o campeonato realizado no final de semana não passa de uma farsa. De acordo com a página " We Support the True WBMC, Not the Portland Event " - "nós apoiamos o verdadeiro mundial, não o evento de Portland", em tradução literal -, são eles que promovem, desde 1995 e a cada dois anos, a competição. "Os títulos ilegítimos de Portland vão criar uma confusão na mídia norte-americano e roubar os títulos de quem os mereceu", diz a página na rede social.

Ao jornal The Oregonian , Phil Olsen, idealizador do mundial de sábado, afirmou que "seria preciso um livro do tamanho de 'Moby Dick' para explicar tudo", e deu uma breve versão dos fatos: "Existe um outro grupo formado por pessoas que fizeram o seu próprio campeonato de barba e ele quer ver esse evento fracassar".

Olsen, que chegou a participar do WBMC de 99, na Suécia, voltou aos EUA decidido a expandir a moda das competições de barba. Ele registrou o uso da marca "World Beard and Moustache Championships" no país, organizou uma etapa nacional e depois a ampliou para mundial, o que desagradou os europeus.

"Ele fez muitos inimigos, principalmente entre os alemães, já que foram eles que começaram isso nos anos 90. Eles estão furiosos", declarou Hams Hamrim, presidente da WBMA (World Beard and Moustache Association), ao Los Angeles Times .

Galeria de fotos: Imagens do campeonato norte-americano de barba e bigode de 2013


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.