Estação mais quente pode causar danos ao seu acessório facial preferido. Especialistas indicam o que fazer para evitar que isso aconteça; corte rente e uso semanal de condicionador ajudam

Manter a barba no verão exige alguns cuidados especiais, segundo especialistas ouvidos pelo iG
Thinkstock/Getty Images
Manter a barba no verão exige alguns cuidados especiais, segundo especialistas ouvidos pelo iG

Não é preciso um termômetro ou um desabafo nas redes sociais para saber que faz muito calor em muitas cidades brasileiras nesta época do ano. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a bater nos 48°C no mês passado.

Altas temperaturas exigem alguns cuidados especiais não apenas com o corpo, como usar protetor solar  e procurar hidratar-se com uma frequência maior, mas também com a barba.

Exato, sua barba também pede alguns cuidados a mais durante o verão. "Você acaba suando mais nessas épocas mais quentes, e isso acumula mais impurezas", conta  Marcos Yashima , treinador do SPA L'Occitane , em São Paulo, marca que conta com uma barbearia na capital paulista.

Yashima afirma que o estilo "lumberjack", com a barba mais comprida, é o que mais está em alta no local onde trabalha. No entanto, as altas temperaturas fizeram com que alguns homens abrissem mão deste visual "lenhador".

"Pelos servem para reter o calor, seja no corpo ou no rosto. Sendo assim, em regiões tropicais como o Brasil, essa tendência das barbas maiores, muito usadas para alongar o rosto dos rapazes, tende a incomodar em épocas de temperaturas elevadas", diz  Val Martins , do Studio W .

Claro que há quem resista, segundo Anderson Santos , da barbearia da marca de cosméticos masculinos Dr. Jones . "Você não vê muitas barbas longas no verão, mas como é moda, o povo usa e cultiva mesmo. Passam um perrengue no calor, mas fazem de tudo para manter. É igual mulher com salto alto. Ela sofre, mas fica legal." 

Pensando em como evitar que sua barba se transforme no forno particular da sua cara, pedimos que Marcos, Val, Anderson e Rober Borsato , gestor  Red Salon , no Rio de Janeiro, revelassem quais são as principais dúvidas dos homens no verão e os conselhos que dão.

Corte rente:  o ideal nessa época é manter a barba um pouco mais curta para facilitar nos cuidados diários. Corte com máquina 1 ou 2. Quem opta pela barba que apenas "suja" o rosto, observa Val, deve procurar manter o comprimento do pelo em 0,5 cm. "Dê uma boa aparada ao invés de tirar tudo. Você sofre, mas sofre menos", brinca Borsato.

Dono da
Reprodução/Instagram

Higienização:  usar um xampu mentolado diariamente, pode ser de cabelo mesmo, porque dá uma sensação de refrescância e leveza no pelo da barba. 

Yashima indica alternar, pelo menos duas vezes por semana, com um xampu anti-resíduos "para uma limpeza mais profunda", e um pós-barba, também à base de menta.

Operação pente fino: criar o bom e velho hábito de "pentear" a barba, assim como os nossos avôs, que carregavam um pente pequeno, aconselha Martins. "Na medida do possível, dê uma escovada, isso vai abrir e alongar os fios, permitindo que o ar circule melhor", completa Rober.

Condicionador: a barba é mais oleosa na raíz e, por conta do clima mais quente, as pontas ficam secas. Usar um condicionador normal três vezes por semana ajuda a evitar que isso aconteça. Rober e Val indicam o do tipo "leave-in", que não necessita de enxágue. "Aplicar pouco, espalhar bem, pentear e pronto. Os pelos estarão bem protegidos do sol, cloro ou água do mar", comenta o profissional do Studio W.

Galeria de fotos: Com ou sem barba? como Schwarzenegger, De Niro e outros ficam

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.