Para nossa sorte, a peça mais confortável de todas voltou com tudo, mas ainda é preciso tomar alguns cuidados para não dar a impressão de que saiu de casa de pijama

"O que um dia foi o uniforme mundial dos preguiçosos, hoje se transformou na melhor silhueta desde as calças baggy do M.C. Hammer". Com essa frase o diretor criativo da revista norte-americana GQ contrariou a polêmica afirmação da atriz Eva Mendes, de que a peça seria a causa número um de divórcios nos Estados Unidos.

Para a nossa alegria e conforto, a tendência das calças de moletom voltou com tudo nesta temporada de outono/inverno. Isso significa que você pode usar à vontade em qualquer lugar sem sofrer julgamento algum? Nem tanto. Como qualquer outra peça de roupa, é preciso tomar cuidado: afinal, ninguém quer dar a impressão de que saiu de casa de pijama por pura preguiça de abrir o armário.

Não adianta insistir: o moletom continua sendo uma peça casual
Reprodução/Pinterest/Xwalker
Não adianta insistir: o moletom continua sendo uma peça casual

"Sempre tem como usar moletom, tanto calça quanto blusa, sem parecer desleixado. Compor com uma peça mais clássica, por exemplo, uma calça de moletom com uma jaqueta de couro, ou uma calça de moletom com um corte de alfaiataria, funciona super bem", ensina o stylist Vinícius Couto.

Com as marcas oferecendo peças mais trabalhadas, com cortes secos ou mais ajustadas às pernas, em diferentes cores e estilos, as calças de moletom deixam de ser exclusividade do uniforme dos atletas e dos fãs de maratonas de séries de TV. Porém, não adianta insistir: o moletom continua sendo uma peça casual.

"O moletom não pode ser usado em qualquer situação. Vai muito do bom-senso de cada um. O ideal é analisar a situação antes de tirar a peça do armário. Em um casamento, por exemplo, você não vai usar uma calça de moletom, pois é um evento que pede formalidade", lembra Vinícius.

Além de não combinar bem com situações mais formais, a calça de moletom também exige uma atenção maior na hora de se vestir. Veja algumas dicas para aproveitar o conforto da peça sem errar no estilo:

1 - Para esconder o elástico da cintura (ou aquela cordinha para ajustar o caimento), vista uma camiseta ou jaqueta com um comprimento maior, que cubra esse detalhe.

2 - Se a calça tiver elástico largo no tornozelo opte por usar com tênis de cano alto, se não quiser deixar a canela à mostra. Se você não se importa com isso e prefere um tênis de cano baixo, calçá-lo sem meias pode deixar o visual mais descolado.

3 - Quer ir para a balada de moletom? É uma aposta arriscada, mas possível. Para tanto, invista em uma peça com mais detalhes (estampas, zíperes, aplicação de couro e cortes bem diferentes) que mantêm o conforto mas também têm o estilo mais arrojado para sair à noite.

4 - Se for vestir um moletom mais largo (calça ou blusa), vista algo mais justo na outra metade do corpo, para balancear a proporção e não parecer que assaltou o armário de alguém três vezes maior do que você.

5 - Se você é tão fã assim de moletom e quer usar calça e blusa do mesmo material juntos, o ideal é optar por peças de cores diferentes. A não ser, claro, que você esteja fazendo a sua corrida matinal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.