Estilista fala dos tipos de xadrez e quais são as melhores formar de combinar camisas com estampa em um visual social e casual

Já percebeu que há várias estações a camisa xadrez é uma peça que continua em alta? Engana-se quem acha que essa é uma roupa para festas juninas ou festas de rodeio. Por ser versátil, é uma peça que pode ser combinada com diversas roupas, deixando o visual mais despojado e estiloso. Porém, por possuir muitas cores e listras, é preciso ficar atento para não exagerar ao compor o visual.

Aprenda a usar camisa xadrez do escritório ao final de semana

Camisa xadrez é uma peça que versátil que combina com muitos estilos
Pinterest
Camisa xadrez é uma peça que versátil que combina com muitos estilos


A estilista especializada em moda masculina Katryn Beaty afirma que o xadez pode ser combinado com peças formais e casuais. “Combina com blazer, terno, jeans, sarja, bermuda e calça. Um exemplo bem casual é a combinação de calça jeans, camiseta e camisa xadrez . Para algo mais formal, o indicado seria um terno de lã fria com um xadrez menor, como o vichy”, explica.

Tipos de xadrez

Ficou na dúvida sobre o que é o vinchy? A estilista explica que é um xadrez pequeno, estilo aqueles que estampam toalhas de picnic. Já os desenhos geométricos maiores são chamados de tartan. “Não precisa memorizar os nomes para usá-los. Basicamente, existe o xadrez grande e o xadrez pequeno , e isso é tudo que é preciso saber na hora de escolher qual é o melhor para compor um visual”, aconselha Katryn.

Combinações

A estampa pode ser usada com visuais formais e casuais
Pinterest
A estampa pode ser usada com visuais formais e casuais


Segundo a especialista, é preciso cuidado na hora de combinar . Ela explica que os desenhos menores são excelentes para ocasiões formais, sendo usado com terno e blazer.  Já a camisa com o xadrez mais largo é bem casual e combina mais com calça jeans e camiseta.

Na hora de compor o visual, a mistura de cores pode ser uma vilã. “Não tem problema combinar o xadrez colorido com peças estampadas, mas essa é uma tarefa difícil e uma escolha arrojada. Para não errar, prefira combinar com peças lisas, que podem ser coloridas, desde que combine com a cor predominante do xadrez”, explica Katryn.

+ O que elas acham de camisa xadrez, suspensórios, gravata borboleta e mais

História

De acordo com relatos históricos, esse tipo de estampa surgiu nas antigas tribos Celtas que viviam principalmente na região da Escócia. Também era encontrada na Grã-Bretanha, País de Gales, Irlanda e Iugoslávia. A sobreposição de cores que forma o xadrez era conhecido inicialmente apenas como tartan e era muito utilizado em guerras. Por esse motivo, esse tipo de estampa esteve por muito tempo ligado à rebeldia, mas, hoje, a estampa se popularizou e camisa xadrez virou um item quase que obrigatório nos guarda-roupas masculinos.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.