Tamanho do texto

Um bom perfume pode ajudar a chamar atenção no dia a dia e mostrar sua personalidade; especialista fala como escolher o aroma certo para o homem

Ao escolher um perfume masculino, há mais do que apenas o gosto pessoal para se levar em conta.  Fatores como a estação do ano, o clima do dia a dia, características de cada fragrância e, o mais importante, a aderência do produto na pele podem influenciar na hora de selecionar qual produto levar para casa. 

Leia também: O que a cor e estampa da gravata dizem sobre seu estilo?

Parte de trás do pescoço, pulsos, atrás da orelha e cotovelos são regiões do corpo que aderem muito bem à fragrância do perfume masculino
shutterstock
Parte de trás do pescoço, pulsos, atrás da orelha e cotovelos são regiões do corpo que aderem muito bem à fragrância do perfume masculino


Outra questão que pode ser importante na escolha do melhor perfume masculino para você é saber mais informações sobre cada tipo. "O mais relevante na hora de escolher um perfume é conhecer um pouco sobre os tipos de fragrâncias e suas notas, para que a escolha se oriente a partir do que cada fragrância pode oferecer", explica Alexandre Lacerda Alves, diretor comercial da Bespoke Fragrances Brasil.

Classificações dos aromas

O profissional explica sobre a composição de cada tipo com base no aroma de cada perfume. Segundo ele, existem algumas classificações e tipos que podem ser usadas como base para diferenciar as diferentes fragrância. Entenda melhor: 

Amadeirados:  são compostos por aromas secos e menos adocicados. Há tons de canela e terra, além de notas naturais picantes. As mais comuns são sândalo, musgo de carvalho, âmbar, couro e tabaco. Homens fortes, tradicionais e clássicos.

Cítricos:  tem fragrâncias leves e marcantes. As principais notas são laranja, limão e bergamota. Ideal para o dia a dia e, principalmente, locais mais quentes e homens mais atléticos.

Frescos:  a junção de notas cítricas com as naturais como folhagens verdes e relva. É comum encontrar notas de lima, hortelã e cidreira. Para homens na faixa dos 40 anos e com estilo de vida mais despojado.

Frutais:  junção de notas de frutas, como morango e pêssego, e cítricas. Tem um cheiro mais doce e fresco. As notas predominantes são ameixa, maça, pêra, rosas e jasmim: mais para dia e para homens mais descolados e jovens.

Orientais:  notas quentes e spices, como canela, baunilha, gengibre, noz-moscada e âmbar. São bem marcantes e adequadas aos perfis alternativos.

Leia também: Depilação masculina ainda é tabu: "Já ouvi piadas, mas não ligo, o corpo é meu"

Além disso, Alexandre esclarece que a quantidade de essência também pode interferir nas nomeclaturas.  "Quanto maior é a concentração de essência, mais marcante e duradouro será o perfume", diz.

Os eau de toilette (EDT), ou "água de banho", são mais  suaves e contém cerca de 4 a 8% de essência de perfume e permancem na pele em média 4 horas. Já o Eau de Cologne (EDC), ou "água de colônia", é uma composição que contém em média 3% de essência de perfume e permanecem na pele por 2 horas. Por fim, os eau de Parfum (EDP), traduzido literalmente como "água de perfume", contém cerca de 8 a 16% de essência de perfume, com fixação de até 12 horas (mais raros entre os masculinos).

Como escolher o perfume certo?

"Gerelmente os masculinos ideais são EDT (eau de toilet)", diz o profissional. Na escolha, ele diz que a melhor dica é combinar a melhor nota olfativa, ou seja, a aderência daquele produto na sua pele, com o melhor tipo de perfume para você, além de, claro, perceber se esses dois fatores vão de acordo com seu estilo pessoal.

"Combine esse estilo com as definições de cada fragrância. Mas lembre-se, é preciso que você esteja à vontade com o perfume escolhido, sobretudo quando essa escolha é pauta pelos mais amadeirados, pois marcam mais. Você precisa estar confortável com sua fragrância. Escolha duas ou três para ocosiões distintas, aproveite e deixe sua marca por aí", diz.

Personalidade, temperamento, estados emocionais e intenção para o dia podem ser boas considerações na hora de pensar qual aroma se encaixa mais com você. "Um executivo tradicional deve escolher, para uso diário um EDT amadeirado oriental, por exemplo."

Leia também: Saiba quais são os 10 perfumes masculinos mais vendidos na Sephora

 Desodorante x perfume

De acordo com Alexandre, a regra universal é sempre usar desodorantes neutros quando se pretende usar perfumes, sobretudo para a noite, quando os perfumes tendem a ser mais percebidos. "Desodorantes possuem muita explosão e pouco corpo e fundo em suas notas, mas, ainda assim podem criar concorrência olfativa. Evite desodorantes muito perfumados, a não ser que seu desodorante tenha notas iguais ao seu perfume."

Além disso, o clima pode interferir muito nessa situação. Como o Brasil tem um clima mais tropical, é sempre recomendado usar o desodorante neuro e um bom perfume. "Geralmente as notas mais frugais, aquaticas e cítricas são ideais para os climas mais quentes, ao passo que as mais amaedeiradas e resinosas para os climas mais frios." Mesmo assim, é importante lembrar que, apesar de regras gerais, cada pessoa se comporta de modo muito particular em relação à escolher como usar um perfume.

Tem lugar certo pra aplicar?

Depois que você tiver decidido sobre o perfume masculino, o próximo passo é saber como chamar atenção ao usar. "É sempre melhor aplicar o perfume onde o corpo produza mais  calor, geralmente onde as glândulas sudoríparas estão localizadas". As áreas comuns, segundo o profissional, são os pulsos, axilas, peito, pescoço, coxas, costas de joelhos, cotovelos internos e virilha.  

"Claro, é importante considerar o que se pretende com o perfume. Há homens discretos, que não querem uma percepção muito exlícita e outros mais extrovertidos que pretendem exatamente o contrario. Considere isso na hora de aplicar", finaliza.

Cientificamente aprovado

De acordo com informações do portal britânico “Daily Star”, um estudo descobriu que o que chama atenção nas mulheres são dois pontos principais: a voz e o cheio. A voz pode transmitir várias características de um homem, incluindo o quão dominante ele é, como deve ser o estado emocional dele e se ele demonstra ser um cara cooperativo.

E o cheiro sentido no corpo também permite transmitir informações sobre você. Por isso a importância de usar desodorante, água de banho, perfume masculino e outros cosméticos que possuam um cheiro considerado mais másculo.