Lenda da NBA, ex-jogador dos Bucks e Lakers escreveu um artigo para revista com o "guia de como se tornar um homem". Veja os conselhos do gigante de 2,18 m de altura

Kareem Abdul-Jabbar durante seus anos com o Los Angeles Lakers
Getty Images
Kareem Abdul-Jabbar durante seus anos com o Los Angeles Lakers

A reta final de um campeonato separa os "meninos dos homens", reza um ditado popular no esporte. Kareem Abdul-Jabbar passou duas décadas em um dos mais disputados de todos, a NBA, principal liga de basquete do planeta, e talvez seja mais do que justo dizer que ele deixou de ser um menino dentro de quadra, aposentando-se do esporte como homem.

Em 20 anos defendendo o Milwaukee Bucks (1969-75) e depois o Los Angeles Lakers (1975-89), o gigante de 2,18 metros de altura colecionou títulos e recordes. São seis anéis de campeão, seis MVPs (prêmio dado ao melhor atleta do campeonato), 19 participações no jogo das estrelas, 1.560 partidas e 38.387 pontos marcados no período.

Longe das quadras, o ex-pivô, hoje com 66 anos, já encarou - e perdeu - Bruce Lee em um duelo mortal no filme "Jogo da Morte" e foi recentemente nomeado como embaixador cultural dos EUA, cargo cuja primeira missão foi visitar justamente o Brasil. E quando você achava que não havia como se surpreender ainda mais com este gigante, ele escreve um artigo para a Esquire sobre 20 atitudes que os jovens podem tomar para se tornarem homens. Veja abaixo quais são e alguns trechos dos seus conselhos:

1. Saiba quem você é como indivíduo
"Na maior parte do tempo, nós vamos pelo caminho mais fácil, com menos obstáculos. É tudo bem fazer isso algumas vezes. Mas é nos momentos em que você escolhe um caminho diferente que você se define como indivíduo. O importante é tomar essas decisões sozinho - não por influência de alguém importante, por pressão ou por medo de desagradar alguém -, mas por falta de convicção de quem você é ou de quem você quer ser."

2. Defenda o que você acredita
"Edmund Burke disse uma vez que 'a única coisa necessária para o mal triunfar era os homens de bem não fazerem nada' Essa é uma das minhas citações prediletas porque me lembra que não é suficiente ter belos ideais e crenças, às vezes você precisa sair do sofá e defender esses ideais."

3. Se puder, evite brigar fisicamente
"Existe um provérbio chinês que diz que o 'homem que dá o primeiro soco perde a razão'. Isso significa que quando uma discussão vira uma briga é porque aquele que começa a briga percebe que não é inteligente o suficiente para vencê-la com palavras, então ele recorre à violência. O cara que recorre à violência é sempre o mais idiota."

4. Jogue um esporte coletivo
"Sou completamente a favor de esportes individuais, pratiquei artes marciais por muitos anos e também ioga, mas jogar em um time te ensina a interagir com outros, se adaptar a diversas personalidades, trabalhar junto como uma equipe, ser generoso e muitas outras características que formam o caráter."

5. Escolha seus amigos pelos motivos certos
"Não passe o tempo com certas pessoas apenas para irritar seus pais ou tentar ser alguém que você não é. Você desperdiça grande parte da sua juventude desta forma e perde algumas amizades que realmente valem a pena."

6. Lute contra seu medo do desconhecido
"Todos nós temos uma tendência a odiar o que não entendemos, seja em forma de diferentes comidas, culturas ou ideias. (...) Lute contra esse impulso. Se tornar um homem significa crescer, aprender e entender, não cobri-lo com um cobertor de sensos comuns."

7. Ouça os conselhos
"Seja lá quais forem os problemas e dúvidas que você está enfrentando, bilhões de caras já passaram pelo mesmo antes de você. Seu pai provavelmente sabe exatamente como você se sente na maior parte do tempo porque ele se recorda da mesma dor e ansiadade. Ouvir os conselhos dos outros não significa aceitá-los. Você tem que decidir qual conselho é o certo para você."

8. Seja politicamente ativo
"Parte de ser um homem é estar informado e preparado para assumir um papel dentro da sua sociedade. Leia os jornais, as revistas, assista aos noticiários. Debata os assuntos com seus amigos, mas sempre respeite a opinião de cada um."

9. Boas maneiras
"Quando você é criança as pessoas te dizem para ter um aperto firme de mãos, manter os cotovelos fora da mesa ou perguntar a uma visita se elas querem algo para beber. Tudo isso soa como besteira ou regras arbitrárias. Algumas são. Mas parte de se tornar um homem é perceber que não importa se essas regras fazem sentido ou não. O que importa é o efeito dessas regras: as pessoas reconhecem seu esforço e respeito com elas."

10. Seja paciente no amor
"A maioria das informações que os garotos têm sobre garotas está ERRADA! Ela é baseada em estereótipos, histórias, músicas ruins, filmes adolescentes e celebridades imaturas. A pior coisa que você pode fazer ao procurar por alguém é tentar virar alguém que você não é porque você acredita que isso agrada as mulheres. Não funciona."

Kareem Abdul-Jabbar sorri diante da sua estátua no Staples Center, casa do Lakers
Reuters
Kareem Abdul-Jabbar sorri diante da sua estátua no Staples Center, casa do Lakers

11. Mantenha-se em forma
"O corpo é como uma máquina: funciona bem quando é nova, mas depois de alguns anos ela começa a piorar e eventualmente para de funcionar. E aí você está vegetando no sofá enquanto seus amigos estão jogando bola na academia."

12. Nunca, nunca faça algo porque duvidaram
"A pessoa que duvida de você espera que você não seja forte ou esperto o suficiente para ver esse desafio como a piada vazia e hilária que é. A pessoa que recusa isso mostra inteligência, coragem e independência."

13. Organize-se
"Ser organizado pode mudar sua vida: você faz mais coisas que quer, terminar as coisas que precisa terminar e tem mais tempo para ir atrás de novas atividades e relacionamentos. No geral, você será mais bem-sucedido."

14. Se espelhe em heróis
"Não cometa o erro de acreditar que só porque alguém é capaz de atuar ou cantar, ele ou ela também tem lições valiosas a dar na política ou cultura. Encontre heróis - reais ou fictícios - que incorporam os valores que você quer ter, não a conta bancária."

15. Seja independente
"Um homem pode dar conta das suas tarefas diárias. Na verdade, ele quer fazer isso. Fazer sua cama, lavar suas roupas, aprender a cozinhar. Descuido é sinal de uma cabeça imatura."

16. Questione as autoridades
"Respeite os mais velhos, mas não penso que eles são infalíveis. Professores, pais, políticos e caras de boa intenção como eu realmente querem o melhor para você, mas nós não estamos sempre certo. Mesmo quando citam supostos exemplos, as pessoas podem estar se enganando e te manipulando para ser o que elas querem que você seja ou fazer o que elas querem que você fala."

17. Seja esperto
"Quer expressar sua opinião sobre as eleições, pena de morte ou casamento gay? Primeiro, pesquise. Não se baseis em fontes tendenciosas. Seu objetivo é encontrar a verdade, não apenas confirmar a opinitão que você sempre teve."

18. Se expresse
"Vá em frente, tinja seus cabelos de roxo. Deixe crescer, então raspe. Vista preto, vista branco, vista botas, vista couro, vista um vestido. Essa é a hora de tentar novas identidades até que você encontre uma que combine melhor com você."

19. Aproveite o momento
"Faça algumas coisas só porque elas são divertidas agora. Se inscreva naquela aula de arte porque seria divertido aprender sobre isso. Jogue 'Injustice' (game de luta) só para ver a Mulher-Maravilha socando o Batman. Leia aqueles gibis do Deadpool só porque eles engraçados."

20. Mas fique de olho no futuro
"Saiba quem você é, o que defende, fique de olho em quaisquer ataques aos seus princípios, mas esteja sempre aberto para mudá-los se há evidências que justifiquem isso."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.