Considerado um dos maiores especialistas na bebida e autor da "Bíblia do Uísque", inglês experimentou mais de mil uísques antes de escolher o que mais o impressionou. O vencedor teve nota de 97,5, recorde na "competição"

Glenmorangie Ealanta foi escolhido por Jim Murray como o
Divulgação
Glenmorangie Ealanta foi escolhido por Jim Murray como o "uísque do ano"

Não soa exatamente como uma novidade, mas o uísque do ano, segundo avaliação de Jim Murray, considerado um dos maiores especialistas do mundo no destilado, vem da Escócia. Após experimentar mais de 1.100 uísques lançados no último ano, Murray elegeu o Glenmorangie Ealanta como o melhor.

CURTA A PÁGINA DO DELES NO FACEBOOK

Maturado durante 19 anos em barris virgens de carvalho americano, o uísque da Glenmorangie recebeu nota de 97,5 pontos (máximo de 100) na "Bíblia do Uísque", lançado anualmente por Murray, "derrotando" o bourbon da William Larue Weller, do Kentucky, nos Estados Unidos.

Segundo o autor da "Bíblia", o Ealanta venceu "porque fez algo muito diferente": "Não apenas me impressionou com a facilidade com que pode ser bebido, beleza e elegângia, mas ofereceu aroma e sabor completamente diferentes para mim em 30 anos de degustação de uísques.

Ao jornal The Scotsman, Bill Lumsden, diretor da Glenmorangie, afirmou que o "uísque do ano" é resultado de uma série de experimentos que eles fizeram para selecionar o tipo de barril perfeito para maturar a bebida.

Ele diz ter escondido os barris há quase 20 anos para que o Ealante não fosse utilizado em um blended e que percebeu que havia criado algo diferente ao abri-los há "uns três ou quatro anos". "Foi questão de escolher o ano certo para abrir quando [o uísque] estivesse no auge. Este ano (2013) chegou." Amantes do destilado, no entanto, não poderão experimentar a bebida no Brasil, que pode ser encontrada no exterior por cerca de US$ 120 (equivalente a R$ 273) a garrafa.

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.