Estudo conduzido em instituto do coração nos EUA analisou o histórico de 567 homens entre 35 e 65 anos de idade que sofreram um ataque cardíaco fora do hospital

Pacientes que sofreram ataques cardíacos apresentam sintomas até quatro semanas antes, indica estudo
Thinkstock/Getty Images
Pacientes que sofreram ataques cardíacos apresentam sintomas até quatro semanas antes, indica estudo

Um estudo conduzido por Eloi Marijon, do Intituto do Coração Cedars-Sinai, nos EUA, analisou informações sobre o histórico de 567 homens entre 35 e 65 anos que sofreram ataques cardíacos - saiba tudo sobre a doença - fora do hospital e concluiu que em 53% dos casos eles tiveram sintomas antes do incidente, e que destes 53%, em quase 80% dos casos os sintomas aconteceram até quatro semanas antes.

CURTA A PÁGINA DO DELES NO FACEBOOK

Dos sintomas apresentados pelos pacientes na região de Portland, noroeste do país, entre 2002 e 2012, 56% sentiram uma dor no peito, 13% sofreram com falta de ar e 4% tiveram tontura, palpitações e desmaios. A pesquisa também revelou que menos de 10% dos que tiveram um ataque cardíaco fora do hospital sobreviveram.

"A lição é que se você tem alguns desses sintomas, por favor não os ignore", diz Sumeet Chuch, diretor de cardiologia do instituto Cedars-Sinai e autor da pesquisa ao lado de Marijon, ao Daily Mail. Os pesquisadores vão agora conduzir um estudo similar com as mulheres.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.