Competição com 150 candidatos acontecerá entre os dias 8 e 9 de março, em São Paulo. Vencedor ganha viagem para os EUA, onde vai conhecer a Cervejaria Brooklyn

Vencedor do campeonato de sommeliers ganha viagem para conhecer a Cervejaria Brooklyn, nos EUA
Getty Images/Alexander Hassenstein
Vencedor do campeonato de sommeliers ganha viagem para conhecer a Cervejaria Brooklyn, nos EUA

O ano de 2014 não será apenas de Copa do Mundo no Brasil . Entre os dias 8 e 9 de março, o Instituto da Cerveja e a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) promovem o 1° Campeonato de Sommelier de Cervejas do País, a ser realizado na capital paulista.

Para participar da competição, os candidatos devem ter mais de 18 anos e um certificado de sommelier de cervejas de qualquer instituição, brasileira ou estrangeira, além de pagar R$ 70 pela taxa de inscrição.

O campeonato será dividido em três etapas. Na primeira, todos os 150 candidatos incritos vão participar de uma prova de múltipla escola - aparentemente nos moldes de um vestibular -, de onde 30 se classificam. Na segunda fase, eles terão que identificar o estilo de seis cervejas escolhidas pelo júri técnico, conforme o guia de estilos da "Brewers Association".

E na terceira e última etapa, realizada diante do público, os cinco sobreviventes do teste anterior encaram uma degustação, na qual devem descrever sensorialmente a cerveja e dizer a qual estilo ela pertence, e em seguida responder três perguntas da banca técnica.

Ainda na última fase, os sommeliers passam pela Prova de Serviço. Em uma simulação de um restaurante, os finalistas vão apresentar o cardápio para algumas pessoas, esperar pelos pedidos, recomendar as cervejas mais indicadas para cada prato, servi-las de acordo com cada estilo e responder eventuais dúvidas. Até o traje - que deve ser social - conta pontos aqui. O vencedor ganha uma viagem de cinco dias para os EUA, onde vai conhecer a Cervejaria Brooklyn, cujo mestre, Garrett Oliver, é um dos jurados da competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.