Texto está disponível para consulta pública; sugestões podem ser enviadas até o dia 22 de março. Ministério da Agricultura espera que nova receita seja tornada oficial apenas em 2015

Receita da cerveja pode passar a ter leite, ervas, mel e frutas em 2015
Thinkstock/Getty Images
Receita da cerveja pode passar a ter leite, ervas, mel e frutas em 2015


Já está disponível para consulta pública a proposta brasileira para a nova receita da cerveja. De acordo com o Ministério da Agricultura, as mudanças contidas no texto, resultado de discussões com o segmento cervejeiro ao longo de 2013, "tem como objetivo inovar o setor e promover a igualdade de condições e competitividade frente aos produtos importados".

Entre as mudanças previstas pela nova receita estão a permissão para envelhecer a cerveja em barris, utilizar produtos de origem animal, como mel e leite, e vegetal, como ervas e frutas.

Apesar da proposta atender boa parte dos pedidos dos cervejeiros, não houve um consenso sobre a redução do percentual de cevada maltada de 55% para 50%, reivindicação de algumas empresas do setor que permitiria uma maior adição de cereais como milho e arroz, reduzindo bastos com matéria-prima.

O documento completo com a proposta pode ser visualizada no Diário Oficial da União . Após a consulta pública de 60 dias, a nova receita será levada ao Comitê do Mercosul, uma vez que a cerveja é um dos produtos cuja fórmula é harmonizada no grupo. A receita deve ser oficializada em 2015.

COMO ENVIAR SUGESTÕES SOBRE A PROPOSTA:

E-mail: cp.cerveja@agricultura.gov.br
Endereço: Esplanada dos Ministérios - bloco D - anexo B - sala 349, Brasília (DF) - CEP 70043-900
Enviar aos cuidados da Coordenação de Vinhos e Bebidas do ministério.

* Bebidas alcóolicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.