Propaganda da holandesa Bavaria, que já foi tirada do ar, retrata famosos mortos em ilha deserta. Em 2010, empresa foi denunciada por publicidade ilegal na Copa. Assista ao vídeo

Torcedoras foram contratadas pela cervejaria para fazer propaganda ilegal durante a Copa de 2010
Getty Images/David Cannon
Torcedoras foram contratadas pela cervejaria para fazer propaganda ilegal durante a Copa de 2010


Quem acompanhou a campanha do vice-campeonato Holanda na Copa do Mundo de 2010 deve se recordar de um famoso grupo de torcedoras, todas com a mesma roupa, empurrando a Laranja Mecânica das arquibancadas. Na verdade, o grupo era contratado pela cervejaria holandesa Bavaria para promover ilegalmente a marca, uma vez que a empresa não era uma das patrocinadoras oficiais do evento.

Reprodução/YouTube
"Kurt Cobain" e "John Lennon" na propaganda

Pois os holandeses resolveram atacar novamente. A nova propaganda, que dispensa o uso de torcedoras, foca agora em um grupo de velhinhos que vive em uma ilha deserta.

Entre um gole e outro de um rótulo da cervejaria, os velhinhos são identificados: Elvis Presley, John Lennon, Marilyn Monroe, Kurt Cobain, Bruce Lee e Tupac Shakur. Ao avistarem um navio, eles correm para que o navio não os descubra.

Ressuscitar os seis ícones e dizer que eles estariam tranquilos em uma ilha paradisíaca ao invés de mortos parecia uma boa ideia, mas uma questão pertinente logo apareceu: a empresa tem os direitos de imagem?

Como não há menções à campanha nas redes sociais e no site oficial da empresa, e o canal de vídeos da cervejaria no YouTube está fora do ar, é de se imaginar que isso não foi levado em conta. A propaganda que recriou Bruce Lee em CGI, por exemplo, foi produzida em conjunto com Shannon Lee, filha da lenda das artes marciais.

Assista à propaganda de cerveja com Elvis e Lennon:

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.