Segundo levantamento da Old Spice e do Instituto Ilumeo, homens e mulheres acham que a geração atual é mais grosseira que as anteriores. Elas também os veem menos educados, mais egoístas e menos "respeitador"; eles discordam

Homem atual é mais grosseiro do que antes, segundo 44% dos homens consultados por pesquisa
Thinkstock/Getty Images
Homem atual é mais grosseiro do que antes, segundo 44% dos homens consultados por pesquisa

O que mudou da geração do seu avô para a do seu pai e em seguida para a sua? Segundo uma pesquisa da Old Spice, marca de desodorantes que chegou ao Brasil no início do ano no Brasil e que é famosa por algumas das propagandas mais inusitadas - como esta -, ele está mais grosseiro e, na opinião das mulheres consultadas, respeita menos o sexo oposto do que as gerações anteriores.

O levantamento, realizado pelo Instituto Ilumeo, entrevistou 976 pessoas, mais da metade mulheres (55%), com idades entre 15 e 30 anos e de quatro regiões (Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) para saber "o que mudou no homem de antigamente para o de hoje". Para elas, eles ficaram, além de mais grossos e as respeitarem menos, mais egoístas, menos delicados e menos educados do que no passado.

Já a visão deles é um pouco diferente. Como a pesquisa aborda apenas uma faixa etária jovem, era de se imaginar que os homens entrevistados respondessem que a geração atual é tão educada, mais delicada, menos egoísta e respeita mais as mulheres que as anteriores. A única resposta que bateu com a da ala feminina foi na questão do "ser grosseiro": para 44%, o homem de hoje é mais grosso, colocação refutada por 37%.

"HOMEM HOMEM"

Um dos temas da pesquisa é a definição de "homem homem", termo adotado pela marca de desodorantes em sua primeira campanha no Brasil. Na opinião do sexo masculino, é um cara educado, honesto, responsável, que se cuida, "mas sem frescura", e que trata bem a mulher. Na opinião deles, o príncipe encantado - que não existe - assume responsabilidades, respeita os outros, é trabalhador, honesto, passa segurança, cuida da família, se cuida, mas, também, "sem exageros", é romântico, carinhoso, sincero, amigo e inteligente.

Questionados sobre exemplos de pessoas que seriam "homem homem", "eu mesmo", Dwayne Johnson, Chuck Norris, Wagner Moura, Nelson Mandela e Silvio Santos são alguns dos modelos lembrados pelos homens. As mulheres lembram do marido, irmão, namorado, Brad Pitt, Bradley Cooper e até William Bonner

Veja alguns dados da pesquisa no gráfico abaixo:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.