Pretende tornar a experiência de abrir o ovo de Páscoa um pouco etílica? José Raimundo Padilha te indica 15 rótulos que combinam com chocolate ao leite, branco, amargo...

Feriado é sinônimo de ovos de chocolate, mas que podem ser harmonizados com cerveja
Thinkstock/Getty Images
Feriado é sinônimo de ovos de chocolate, mas que podem ser harmonizados com cerveja

Chocolate e cerveja conversam entre si há um bom tempo. No Brasil, apenas para citar cervejarias nacionais, Baden Baden, de Campos do Jordão (SP), Insana, de Palmas (PR), e Bodebrown, de Curitiba (PR), usam cacau na produção ou se inspiram no chocolate para criar rótulos que harmonizem com o doce. Fora do País, uma rápida busca nos leva a marcas que fazem o mesmo, como Rogue, Brooklyn, Wells & Young's e Meantime.

Recentemente, a Burgman, de Sorocaba, interior de São Paulo, lançou, especialmente para a Páscoa, um ovo trufado com cerveja Stout. Para o sommelier José Raimundo Padilha, este é um estilo que combina com o chocolate escuro.

"O chocolate vai se harmonizar por semelhança com aquelas cervejas que têm malte torrado. Chocolate ao leite, amargo, meio amargo, até mesmo os que têm frutas secas, todos combinam com as cervejas pretas. Podemos citar as Imperial Stout, Stout, Belgian Dark Strong Ale, Barleywine", diz. Confira as dicas de Padilha para sete tipos de chocolate:

Chocolate ao leite: como é bem mais doce que o meio amargo e o amargo, eu iria com cervejas do estilo Dubbel, Belgian Dark Strong Ale, Schwarzbier. A Doppelbock também vai bem, e a gente pode tentar uma Barleywine.

Chocolate meio amargo:  sugiro cervejas que são um pouco menos intensas, mas não tão suaves. Pode ser uma Porter menos robusta, Schwarzbier, uma Lager de baixa fermentação e bem leve, apesar de ser preta, Dubbel, Sweet Stout.

Chocolate amargo: a sugestão aqui é uma Imperial Stour, uma Porter mais forte, uma Doppelbock, que é uma Bock ainda mais forte. Essas vão muito bem com chocolate amargo, com muito cacau.

Chocolate branco: vai muito bem com as Fruit Beers ou Fruit Lambics, mais ácidas. A acidez da fruta vermelha vai harmonizar com a gordura do chocolate e o dulçor da manteiga de cacau (único componente do cacau que é usado em sua fabricação). Independentemente da Páscoa, essa é uma harmonização que sugiro muito para o público feminino.

Chocolate com frutas secas e nozes: você pode harmonizar com uma Bock, uma Belgian Dark Strong Ale, uma Brown Ale. Pode harmonizar com cerveja que têm adição de chocolate.

Chocolate diet:  o diet não é uma categoria, pode ser branco, ao leite, com castanhas, amargo. Então eu aconselharia a pessoa a tentar encaixar dentro dessas especificações. De qualquer maneira, é bom destacar que, para compensar a falta de açúcar, o chocolate diet tem mais gordura, então é bom dar preferência para cervejas com teor alcoólico e amargor mais elevados.

Chocolate trufado:  vale o mesmo do diet. Ele pode ser harmonizado de acordo com as especificações, se é ao leite, meio amargo, branco.

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.