Com duto com três quilômetros, De Halve Maan, de Bruges, espera reduzir tráfego de veículos pesados no centro da cidade e emissão de gases poluentes dos seus caminhões

Cidade de Bruges, na Bélgica
Thinkstock/Getty Images
Cidade de Bruges, na Bélgica

Preocupada com o meio-ambiente e com o trânsito no centro de Bruges, na Bélgica, a cervejaria belga De Halve Maan conseguiu a aprovação do conselho da cidade para construir uma espécie de "cervejoduto" subterrâneo de três quilômetros de extensão para transportar a cerveja produzida na planta de Walplein para a de Waggelwater, onde ela é engarrafada.

Atualmente, a cerveja é transportada em caminhões, mas assim que as obras ficarem prontas, especula-se que o tráfego de veículos pesados seja reduzido em até 85%.

De acordo com o comunicado oficial , o "cervejoduto" será construído com avançadas técnicas de perfuração guiadas por computador e totalmente financiado pela cervejaria, incluindo a manutenção, mas os valores das obras não foram divulgados.

A previsão é a de que o duto fique pronto em 2015 e transporte até 1,5 mil galões (cerca de 5,6 mil litros) de cerveja a cada hora. Ao jornal belga Het Nieuwsbladsaid, o CEO da De Halve Maan, Xavier Vanneste, declarou que a cerveja deve levar de 10 a 15 minutos para chegar na planta onde será engarrafada.

De Halve Maan
Reprodução/Site oficial da De Halve Maan
De Halve Maan

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.