Receita caseira da Belgian Blond Ale de Anderson Faller será produzida pela cervejaria de Blumenau e chega ao mercado em março de 2015

Anderson Faller recebe o prêmio por vencer o 5° Concurso de Mestre Cervejeiro da Eisenbahn
Brunno Kono/iG São Paulo
Anderson Faller recebe o prêmio por vencer o 5° Concurso de Mestre Cervejeiro da Eisenbahn

Um pequeno erro técnico revelou antes da hora as colocações dos cinco finalistas do 5° Concurso de Mestre Cervejeiro caseiro da Eisenbahn , mas nada que estragasse a surpresa de Anderson Faller . O engenheiro de controle e automação de Cascavel, no Paraná, foi anunciado na noite de ontem como o grande vencedor da edição de 2014 e terá sua receita caseira de Belgian Blond Ale produzida pela cervejaria de Blumenau (SC) e disponibilizada no mercado a partir de março do ano que vem.

Veja tudo que o Deles já publicou sobre cerveja

De ascendência alemã, Faller, de 28 anos, conta que o gosto pela cerveja vem de família, mas que o interesse de fabricá-la é mais recente. "Comecei a me interessar há dois anos. Eu sou cervejeiro caseiro há um ano e meio, eu estava engatinhando no ano passado", responde o engenheiro ao ser questionado se participou do concurso em 2013.

Anderson com sua placa de vencedor
Brunno Kono/iG São Paulo
Anderson com sua placa de vencedor

Anderson diz ainda que por pouco não mandou as cervejas para os jurados. "Quase não mandei porque eu queria beber. Não dá para fazer muita cerveja com meu equipamento, e eu pensava 'é concurso nacional, não vou ter chance'. Minha namorada me incentivou a mandar."

Após ter sua receita lançada no mercado, Anderson planeja continuar "desenvolvendo o hobby" para, no futuro, começar sua própria produção em fábricas pequenas.

O engenheiro não dá palpites sobre qual vai ser o nome da sua Belgian Blond Ale. Diz apenas que um dos seus sonhos é ter um rótulo com o sobrenome da família, Faller. Perguntado sobre seu estilo de cerveja preferido, ele não poderia ser mais amplo: "Estilo livre".

Os cinco finalistas (com placas na mão) do concurso
Brunno Kono/iG São Paulo
Os cinco finalistas (com placas na mão) do concurso

A edição deste ano do concurso contou com 1.120 inscritos e 26 jurados. Os outros quatro finalistas foram Lucas Artesé Dominguito (2°), Marcus Vinicius Bernardi Miguel (3°), Fernando Henrique Cherem Ferreira Angelo (4°) e Wellington Fioravante Salomão (5°). Veja abaixo os rótulos vencedores dos concursos anteriores.

Frosty Bison (2013)
Mestres:  Fabert Araújo e André Canuto
Estilo: American IPA

São Sebá (2010)
Mestre: Sandro Sebastião Singer
Estilo: Belgian Dubbel

Joinville Porter (2009)
Mestre: Ivan Guilherme Steinbach
Estilo: Robust Porter

Dama do Lago (2008)
Mestre: Leonardo do Botto
Estilo: Belgian Strong Ale

Site lista os 21 melhores bares de cerveja do mundo. Veja quais são:

Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.