Belgian Beer Weekend e Belgian Week acontecem no próximo mês. Cinco especialistas no assunto indicam 25 cervejas belgas que você deve experimentar; veja quais são na galeria de fotos

Belgian Beer Weekend de 2014, tradicionalmente realizada na Grand Place, em Bruxelas (Bélgica)
Divulgação
Belgian Beer Weekend de 2014, tradicionalmente realizada na Grand Place, em Bruxelas (Bélgica)

Lar de centenas de cervejarias –  e seus diferentes estilos – e de uma culinária acostumada a utilizar a cerveja em sua gastronomia, a Bélgica desembarca de vez no Rio de Janeiro, com a primeira Belgian Beer Weekend , evento que acontece há 16 anos em Bruxelas, brasileira.

Veja tudo que o Deles já publicou sobre cerveja

O final de semana de cerveja belga acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, e a expectativa de Xavier Depuydt , "cervejólogo" – como ele se define – e um dos idealizadores do projeto, é atrair cerca de 20 mil pessoas. A maior diferença em relação à edição original, segundo Depuytd, está na comida. "Como lá (na Bélgica) ele acontece na Grand Place, no centro de Bruxelas, você tem gastronomia em volta em bares e restaurantes, eles não vendem comida dentro do evento. Aqui teremos comidas típicas e pizza, mas feita com cerveja belga."

Xavier, que é belga e mora no Brasil desde meados dos anos 90, informa que entre 230 e 240 rótulos, todos belgas, de até 40 cervejarias diferentes, estarão disponíveis na Belgian Beer Weekend.

"SEMANA BELGA" EM OUTRAS CINCO CAPITAIS

Só a capital carioca será sede da Belgian Beer Weekend – a data para a edição de 2015 está reservada –, mas outras cinco cidades sediarão algo parecido, mas mais voltado para a culinária belga, sem deixar as cervejas de lado. Depois de passar pelo Rio, a Belgian Week visita São Paulo entre os dias 7 e 15 de novembro, e depois, em setembro de 2015, vai para Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Já que a gastronomia cervejeira belga vem aí no próximo mês, o iG ouviu um time de cinco especialistas com sugestões de rótulos do país que vale a pena conhecer. São eles: o próprio Xavier, Bia Amorim , sommelier de cervejas, Cássio Piccolo , dono do FrangÓ Bar e há 28 anos trabalhando na área, José Felipe Carneiro , mestre cervejeiro da mineira Wäls, e Paulo Almeida , dono do EAP e do Delirium Café São Paulo . Veja na galeria abaixo.

SERVIÇO:

Belgian Beer Weekend Rio de Janeiro
Quando:
27 a 30 de novembro de 2014
Onde: Centro de Convenções Sul América
Quanto: a partir de R$ 50 (primeiro lote)
Mais informações: página no Facebook

Belgian Week São Paulo
Quando: 
7 a 15 de novembro de 2014
Mais informações: site oficial

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.