Entre 2014 e 2020, ano do aniversário de 200 anos, marca escocesa vai lançar sete uísques exclusivos. Experimentamos a edição de 2014, inspirada nas Highlands e nas ilhas do oeste da Escócia

O ano de 2020 ainda está bem longe, mas para a Johnnie Walker é "logo ali", como diria Fernando Vannucci. De olho no seu bicentenário, a marca escocesa de uísques deu início às comemorações de aniversário com uma contagem regressiva em forma de sete garrafas.

Jim Beveridge, o homem por trás dos uísques
Divulgação
Jim Beveridge, o homem por trás dos uísques

Leia também:  Inspirado nas anotações do filho de John Walker, novo uísque é lançado no Brasil

Entre 2014 e 2020, a empresa vai lançar uma limitada e exclusiva edição por ano, e a primeira da coleção de aniversário "John Walker & Sons Private Collection" acaba de desembarcar no Brasil.

Guia do Uísque do iG: Veja as dicas de especialistas para apreciar um bom uísque

A edição de 2014 é um "smoky blend" maturado em 29 barris da reserva particular de Jim Beveridge, o homem por trás dos uísques da marca escocesa. Dos 29 barris, 8.888 garrafas foram produzidas, e destas 8.888, 138 serão vendidas aqui.

Gerente de marcas de luxo da Johnnie Walker, Fernando Levy explica que Beveridge inspirou-se em duas regiões da Escócia para criar o sabor do destilado: Highlands (terras altas, em inglês) e as ilhas na parte oeste do país. "Você percebe notas de frutas vermelhas e de mel em homenagem às Highlands, e as notas marinhas são uma referência às ilhas, principalmente Islay", diz. Soa como papo de pescador para quem é leigo, mas em uma degustação conduzida por Levy, é possível sentir o doce e o salgado no olfato e no paladar.

A garrafa, azul, é outra referência às ilhas, e Fernando revela que a edição de 2015 será de outra cor, o que pode dar algumas dicas das características do que vem dentro dela: "Vai ser avermelhada, tom amadeirado, mais intenso. Vai homenagear outras regiões da Escócia".

Com 46,6% de teor alcoólico, a edição 2014 da coleção comemorativa da Johnnie Walker será vendida em garrafas de 700 ml por cerca de R$ 1.800 cada. Ela poderá ser encontrada em delicatessens de cidades como Brasília, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo. Levy observa que o número de garrafas produzidas – 8.888 – não é fixo e deve mudar nas próximas edições, dependendo da quantidade de barris usados, e não terá reedições no futuro. São essas e acabou. 

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.