Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 registrou 97,5 pontos na avaliação de Jim Murray, autor do guia "A Bíblia do Uísque"

Uísque japonês foi eleito por Jim Murray como o melhor do mundo
Reprodução/Facebook/Suntory Whisky
Uísque japonês foi eleito por Jim Murray como o melhor do mundo

Depois de provar cerca de 4.700 uísques, Jim Murray, autor do conhecido guia "A Bíblia do Uísque", elegeu o puro malte japonês Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 como o melhor do mundo, com nota de 97,5 pontos (máximo de 100), a mesma com a qual o Glenmorangie Ealanta levou a melhor no ano passado.

Esta é a primeira vez em 12 anos do guia que um destilado do Japão fica com o primeiro lugar, ficando à frente do William Larue Weller (2°), Sazerac Rye 18 anos (3°) e Four Roses (4°), três uísques norte-americanos da variedade bourbon.

Murray descreveu o Yamasaki como "espesso, seco, tão redondo quanto uma bola de bilhar" e afirmou que o uísque nipônico deveria servir como um alerta para os produtores escoceses acordarem.

Para o especialista, nenhum puro malte produzido na Escócia chega perto do japonês. "Chegou a hora de uma pequena dose de humildade, de voltar aos fundamentos, de perceber que algo se perdeu", diz Murray sobre as destilarias escocesas. Apenas 18 mil garrafas do Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 foram produzidas.

Galeria: Johnnie Walker inicia comemorações do seu bicentenário com coleção exclusiva

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.