Marcos Lee, chef e sócio do bar., em São Paulo, ensina a fazer um drinque coletivo de rum e vermute. Prepará-lo é fácil e rápido, ideal para quem pretende receber amigos e familiares

Coquetel coletivo, ponche pode ser feito horas antes de você receber as pessoas em casa
Brunno Kono/iG São Paulo
Coquetel coletivo, ponche pode ser feito horas antes de você receber as pessoas em casa

Coquetel coletivo não é exatamente uma tendência muito popular no Brasil, mas se você pretende receber amigos e familiares para as festas de fim de ano na sua casa, preparar um ponche pode ser uma bela saída para sair um pouco da cerveja ou do espumante. 

A pedido do iG , Marcos Lee , chef de cozinha e sócio do bar. , a " casa do gim " em São Paulo, criou uma receita de ponche para você servir aos seus convidados.

"O ponche é uma bebida em que nada se sobressai, ele tem vários ingredientes, é diferente de um Dry Martini, de uma caipirinha, mas todos os ingredientes se combinam, não deixam nada se destacar", observa Lee. "Ele geralmente vai ter suco de fruta fresca ou a própria fruta e duas bebidas alcoólicas. O que realmente importa é ser coletivo", completa.

Veja os ingredientes, modo de preparo e o passo a passo da receita abaixo:

INGREDIENTES:

- gelo
- 150 ml de rum (Marcos usou Zacapa)
- 45 ml de vermute (Marcos usou Punt e Mes)
- 45 ml de xarope de caramelo, coco e noz moscada
- 75 ml de suco de tangerina
- 75 ml de água de coco
- 150 ml de suco de abacaxi
- 75 ml de suco de limão Tahiti
- 10 ml de xarope de romã

MODO DE PREPARO:

Não existe segredo aqui. Embora você possa misturar as bebidas na própria tigela onde o ponche será servido, Marcos sugere que você use um mixing glass ou um copo grande para que a geleia de damasco seja diluída com mais facilidade.

Coloque o vermute, xarope de caramelo, coco e noz moscada (saiba como prepará-lo abaixo), água de coco, os três sucos (abacaxi, tangerina e limão Tahiti) e o rum no recipiente e misture. Lee sempre coloca o alcoólico principal, no caso, o rum, por último, mas diz que é uma preferência pessoal. O ponche está pronto.

Na hora de servir, encha os copos baixos com gelo e jogue 10 ml de xarope de romã em cada um. Depois disso é só colocar o ponche e beber. A quantidade desta receita rende de seis a oito copos.

Caso você queira deixar o ponche preparado e evitar correrias em cima da hora, Marcos explica que é possível fazê-lo com um dia de antecedência e deixá-lo na geladeira, mas deixe para colocar o suco de limão cerca de três horas antes de servir.

MODO DE PREPARO DO CARAMELO:

Pegue uma xícara de açúcar, cerca de 250 gramas, e faça o caramelo. Tome cuidado para não queimar; se queimar, comece tudo de novo. Jogue a noz moscada a gosto, depois coloque a mesma quantidade, 250 ml ou uma xícara, de licor de coco (Lee usou Marie Brizard Coconut).

Tome cuidado porque fica muito quente. Como o caramelo vai endurecer, mexa bastante e acrescente 250 ml de água. Deixe fervendo por uns cinco minutos até o caramelo dissolver completamente. Quando isso acontecer, apague o fogo e deixe esfriar. Está pronto.

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.