Alexandre Nero vira "o Comendador", Aranha bate de frente com o racismo, alemães humilham seleção brasileira, Batman vira Birdman e mais. Veja na galeria de fotos

SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ALEMANHA
Quem é: seleção masculina de futebol da Alemanha

Apenas no time titular que entrou em campo contra a Argentina pela final da Copa do Mundo de 2014  tem mais de dez homens, então vale contar todos como um só. Sem Marco Reus, um dos principais nomes da equipe, os alemães fizeram a festa dentro e fora dos gramados, conquistando o tetracampeonato e dando uma aula em cima da seleção brasileira, com direito ao eterno 7 a 1. Com a base que eles têm hoje, empatar com o Brasil em títulos em 2018 está longe de ser um sonho distante.

Dez homens que se destacaram em 2014, mas não como eles gostariam. Veja a lista
Getty Images/Matthias Nareyek

ALEXANDRE NERO
Quem é:
ator

O ator mineiro encarou seu primeiro papel de protagonista no horário nobre e não decepcionou. Ele entra na lista porque entra em 2015 com o apelido de "o Comendador".

ARANHA
Quem é: goleiro do Santos (SP)

O racismo está tão presente no futebol quanto a bola. Aranha, do Santos, foi uma de suas vítimas em 2014, mas não se calou. Diante do Grêmio, em partida válida pela Copa do Brasil e disputada em Porto Alegre, o goleiro foi xingado por alguns torcedores e revoltou-se. Quatro gremistas foram identificados e não poderão ver mais os jogos do clube gaúcho no estádio, ao invés disso, terão que ficar na delegacia.

CHRIS PRATT
Quem é:
ator

Conhecido por pontas em filmes blockbusters e o papel na série de TV "Parks and Recreation", o ator de 35 anos é uma das razões do sucesso de "Guardiões da Galáxia", seu primeiro grande filme como protagonista da carreira e aposta da Marvel para 2014. Desde então, tudo que faz dá certo. Tão certo que ele é o homem mais rentável de Hollywood , com US$ 1,2 bilhão, ficando atrás apenas de Jennifer Lawrence. Para 2015, ele vem com nada menos que o novo filme da franquia "Jurassic Park".

IDRIS ELBA
Quem é:
ator

Há dois papéis que te eternizam no cinema para sempre, e um deles é o de James Bond. O vazamento de e-mails da Sony mostrou que a diretoria da empresa já pensa no futuro do 007 pós-Daniel Craig, e que um dos nomes cotados para assumir o manto do agente secreto é Idris Elba. Aos 42 anos, o ator inglês é o tipo de artista que sobrevive intacto a filmes ruins, como "Prometheus" e o terrível "Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança". Dar a ele a chance de viver Bond no futuro é uma bela ideia.

MICHAEL KEATON
Quem é: ator

Um outro papel que te eterniza, para o bem ou para o mal, é o de Batman. Homem-Morcego em dois filmes, Michael Keaton figura nas listas de premiações do cinema, não com Batman, mas com "Birdman". Além disso, o veterano não ficou com ciúmes após Ben Affleck ser escolhido para ser o novo Batman, como aconteceu com Christian Bale, o herói na trilogia de Christopher Nolan. À Variety, Keaton foi direto: "Não. Sabe por quê? Porque eu sou o Batman. Estou muito seguro disso".

JULIO CESAR
Quem é: goleiro do Benfica (Portugal)

Quando Felipão anunciou a lista de convocados para a Copa, muitos custavam a acreditar que o goleiro titular do Brasil defendia o modesto Toronto FC, do Canadá, onde o futebol é o hóquei no gelo. Apesar de levar sete gols da Alemanha, Julio foi o herói na partida contra a Colômbia e, por incrível que pareça, saiu da competição melhor do que entrou: com uma vaga no Benfica, de Portugal.

LEBRON JAMES
Quem é: ala do Cleveland Cavaliers (NBA)

Em 2010, LeBron James virou o inimigo número 1 de Ohio ao anunciar que deixaria o Cleveland Cavaliers após sete temporadas para se juntar ao Miami Heat. Sua passagem pela Flórida rendeu dois títulos - os dois únicos da carreira - em quatro finais. No melhor estilo "o bom filho a casa torna", LeBron retornou ao Cleveland e ainda ajudou a trazer Kevin Love, na esperança de tirar a cidade do fundo do poço, esportivamente falando. No momento, o Cleveland é apenas o 5º melhor da Conferência Leste da NBA.

MATTHEW MCCONAUGHEY
Quem é: ator

Admita, Matthew McConaughey é um velho conhecido seu, e você não o conheceu por filmes como "O Lobo de Wall Street" ou "Clube de Compras Dallas", mas por comédias românticas do tipo "Como Perder um Homem em 10 Dias" e "Armações do Amor" que você foi obrigado a ver em algum momento pela namorada ou esposa. Este era o estigma de McConaughey, mas que se foi de vez em 2014. O ator de 45 anos conquistou o Oscar de melhor ator e agora pertence a um outro nível de atores em Hollywood.

MUSSUM
Quem é: comediante (morto em 1994)

O ex-Trapalhão talvez seja o mais próximo da versão brasileira do Chaves de Roberto Bolaños. Morto há mais de 20 anos, o comediante segue no imaginário das pessoas, mesmo daquelas que nunca o viram na televisão, e 2014 foi um ano cheio para ele. Além de ganhar um segundo rótulo  - a Cacildis - da cervejaria liderada por seu filho, Sandro, Mussum ganhou uma biografia - "Mussum forévis - Samba, mé e Trapalhões", escrita pelo jornalista Juliano Barreto - e esta biografia será adaptado para os cinemas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.