Zona da amizade é tema recorrente entre os homens. Saiba como você deve agir, mas não culpe a amizade se não der certo: "Ela dizer 'vamos ser apenas amigos' é uma forma gentil e educada de falar que não está interessada em você"

Cena do filme
Reprodução
Cena do filme "Apenas Amigos" (2009), com Ryan Reynolds e Amy Smart

Um estudo do Departamento de Psicologia da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), na Noruega, concluiu o que muitos já suspeitavam: homens e mulheres confundem sinais de simples amizade com um flerte.

Os pesquisadores conversaram com 308 participantes (154 de cada sexo), com idades entre 18 e 30 anos. No último ano, elas afirmaram que seus amigos confundiram amizade com sexo pelo menos 3,5 vezes; homens disseram que passaram pela mesma situação, mas com uma menor frequência que elas.

Embora soe como roteiro de comédia romântica adolescente, o tema "friendzone", que nada mais é do que a amizade entre um homem e uma mulher, é assunto (e dúvida) recorrente entre eles.

"É extremamente comum, 90% dos homens já passaram por uma situação assim. Você tem uma mulher com quem tem uma relação legal de amizade, ela te atrai e acaba virando uma 'paixonite' ou até amor. Isso não é um problema. A questão é que o homem quer ficar com ela e não sabe como se mexer, fica naquela situação se é transparente ou se não faz nada por medo de perder a amizade", diz Breno Carrera , do Fórmula da Atração .

Eduardo Santorini , do Atitude de Homem , concorda: "A frustração não é com a amizade. Ter uma afinidade com alguém a maravilhoso. A frustração é que eles gostariam de se relacionar com a amiga, mas não sabem como. Eles inverteram a ordem natural da conquista, que é abordagem, conexão, atração e intimidade".

Para Carrera, um dos fatores que atrapalham - e que ele observa em seus clientes - é enxergar tudo como "preto no branco". "Ele vê o seguinte: ou é amiga e não fica com ela, ou não é tão amiga e vai ficar ou namorá-la. Muitos não veem que você pode continuar sendo amigo com o mesmo grau de intimidade e, em uma oportunidade não planejada, acontecer uma atração entre os dois. Isso não obrigatoriamente estraga a amizade, é algo a mais."

Aprendendo a ser solteiro de novo: conheça as maiores queixas dos homens após o divórcio
Thinkstock/Getty Images

Breno afirma que o primeiro passo para quem está interessado em uma grande amiga é decidir se você está disposto a tentar o "algo a mais" ou não.

Santorini, que chega a cobrar até R$ 25 mil  por um curso de cinco dias, dá quatro passos se a sua resposta para a dúvida acima é "sim".

Primeiro passo:  não pode existir esse medo de perder a amizade.

Segundo passo: mude algumas atitudes. Vocês vão sair? Chame-a para um lugar diferente onde seja possível levar a conversa adiante. Essa quebra de padrão pode fazer com que ela te veja de maneira diferente.

Terceiro passo:  existem algumas coisas que os homens naturalmente já fazem quando estão interessados em uma garota, como toques e formas de olhar. Quando se é amigo, nem sempre isso acontece.

Quarto passo: deixe claro seu interesse. Você não precisa dizer "somos amigos, mas eu quero ficar com você", deixe que aconteça naturalmente. Por exemplo, se você a chamou para um pub, está tocando uma música legal e vocês estão dançando juntos, é provável que, se ela chegou a esse ponto, talvez ela também esteja interessada. Se ela disser "vamos ser apenas amigos e não vamos estragar a amizade", isso é apenas uma forma extremamente educada e gentil de dizer que ela não compartilha do seu interesse. Não culpe a "friendzone".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.