Dermatologista esclarece dúvidas comuns e explica se é possível acabar com esses fios que muitas vezes são indesejados

Começa com alguns fios isolados e logo toma conta de toda a cabeça. O cabelo branco pode ser um charme  para alguns homens, mas para muitos é um pesadelo, ainda mais quando eles aparecem precocemente. A dermatologista Paula Chicralla esclarece algumas dúvidas comuns e explica por que existem casos em que os fios brancos aparecem tão cedo.

Não tem idade certa para o cabelo branco aparecer, isso depende da genética e outros fatores
Pinterest
Não tem idade certa para o cabelo branco aparecer, isso depende da genética e outros fatores


“O cabelo branco é causado pelo estresse oxidativo epidérmico que ocorre através do acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, fazendo com que perca sua cor de dentro para fora”, explica a especialista. Isso quer dizer que com o acúmulo de peróxido a síntese de melanina – substância que dá cor ao cabelo – é bloqueada.

Conforme a idade vai chegando, os fios brancos vão aumentando, pois o organismo não consegue produzir a dose necessária da enzima que rompa o tal do peróxido e o transforme em água e oxigênio.

Aparecimento precoce

E quando o cabelo fica branco muito cedo ? A dermatologista fala que isso acontece devido à genética. “Se seus pais e avós tiveram fios brancos prematuramente, é mais provável que você também tenha. O ritmo com que os cabelos brancos vão aumentando depende de outros fatores como, alimentação, hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica em excesso, não praticar esportes, entre outras coisas”, diz Paula.

Além da génica, o estresse e a depressão podem gerar esse efeito nos cabelos precocemente . Outros fatores que causam a falta de pigmentação, segundo Chicralla, são problemas hormonais, o clima, defeitos genéticos, substâncias contaminantes e toxinas.

Cabelo grosso

Já ouviu dizer que o fio de cabelo branco é mais grosso? Paula explica que isso é momentâneo. “Os fios podem parecer mais grossos, já que às vezes bolhas de ar substituem o espaço antes ocupado pelos pigmentos. Acontece que essa mudança de espessura é temporária, porque logo as bolhas de ar somem e o fio volta a seu diâmetro normal”, esclarece a especialista.

Prevenção

A dica da especialista para prevenir o cabelo branco é manter um estilo de vida saudável. Agora se os fios já começaram a aparecer, ela afirma que o ideal é procurar um médico. “O indicado é procurar o dermatologista para a reposição de algumas vitaminas, diminuição dos radicais livres e tratamentos a laser para diminuir a oxidação e aumentar a microcirculação do couro cabeludo”, alerta Paula.

+ Cinco passos para tonalizar da maneira certa os grisalhos do cabelo

Cuidados

Quem tem cabelo branco precisa ficar esperto e tomar alguns cuidados. “Devido aos vazios formados pela ausência de melanina, esses fios têm uma tendência para absorver produtos químicos, minerais encontrados na água e outros tipos de resíduos, causando um cabelo amarelado e desbotado”, fala a dermatologista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.