Tamanho do texto

Especialista fala se colarinho é necessário, se há diferença para o chope, se o tipo de copo e a cor da garrafa influenciam e se a bebida é sempre amarga

Que a cerveja está na lista das preferências nacionais, isso todo mundo sabe, mas há alguns detalhes que mesmo os amantes da bebida não sabem responder. Por exemplo, cerveja é melhor em lata ou em garrafa? É a mesma coisa que chope? Ela engorda? Precisa de colarinho? São algumas das curiosidades que envolvem a popular cervejinha.

Sommelier de cervejas fala sobre curiosidades que envolvem a bebida
Creative Commons
Sommelier de cervejas fala sobre curiosidades que envolvem a bebida


Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire suas dúvidas

Para acabar com esses mistérios, o sommelier de cervejas e diretor a rede de loja especializada em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff, respondeu essas e outras curiosidades sobre a bebida.

Lata ou garrafa?

Você já parou para pensar se existe diferença entre a cerveja armazenada em latas ou em garrafas ? Bom, existe sim! “Geralmente, a lata costuma manter a cerveja fresca, conservando aromas e sabores por um período de tempo maior. Isso porque, como o material é opaco, o líquido não sofre com a exposição ao sol”, explica Daniel.

A cor da garrafa influencia?

Por incrível que pareça, sim! A cor vai influenciar na durabilidade do líquido. Daniel explica que quanto mais clara for a garrafa, mais a bebida estará exposta aos raios solares, causando um impacto negativo no aroma e no sabor. “Entre garrafas transparentes, verdes ou âmbares, a melhor opção é a âmbar”, afirma.

Cerveja é sempre amarga?

São mais de 100 estilos diferentes dessa mesma bebida e três famílias cervejeiras . Algumas levam na composição frutas, como pêssego, melancia, cereja e framboesa, e até chocolate. “O que vai determinar o amargor da cerveja é a variedade do lúpulo e o tipo de torra do malte utilizado nela”, fala o especialista. Ou seja, sabor varia muito, podendo ser adocicado ou muito amargo.

via GIPHY



Cerveja artesanal é muito alcoólica?

Alto ou baixo teor alcóolico , muito ou pouco amargor, mais ou menos encorpada, todas essas características vão depender do estilo da cerveja . “O fato de ela ser artesanal relaciona-se apenas aos processos de produção e à variedade e qualidade dos insumos nela utilizados”, ressalta o sommelier.

Cerveja artesanal sem glúten? Sim, isso existe e já testamos

Cerveja engorda?

Essa é a pergunta que não quer calar! Como os estilos de cerveja são variados, a quantidade de calorias também é, pois isso depende do processo de produção e do teor alcóolico. Sabe aquela famosa “barriguinha de chope”? Ela está associada a quantidade de bebida ingerida e aos petiscos que você acaba comendo enquanto bebe.

via GIPHY


“Fazendo um comparativo com doses iguais, a cerveja geralmente tem menos calorias do que o vinho, a cachaça ou até mesmo o suco de laranja. O ideal para quem quer evitar engordar é beber com moderação, dar preferência a estilos menos encorpados e com teor alcoólico mais baixo”, esclarece Daniel.  

Existe diferença entre chope e cerveja?

Na verdade é igual, mas diferente! O especialista fala que a origem do produto, o processo de fabricação e os insumos usados são os mesmos, o que muda é o tipo de armazenamento e isso interfere em algumas características da bebida.

“O chope retirado direto de algum tipo de chopeira costuma ser mais aerado, mais cremoso. A maioria das cervejas, diferente do chope, são pasteurizadas, por isso, tendem a ser menos frescas e com sabores e aromas menos presentes”, fala.

Cerveja precisa de colarinho?

A espuma é fundamental para avaliar a saúde de bebida e também ajudar na preservação da temperatura . “Se uma cerveja não tem espuma é porque não está bem carbonatada. Esse pode ser um defeito de fábrica, algum problema no armazenamento ou ela não foi servida da maneira adequada”, expõe Daniel. Já o tipo e a quantidade da espuma vão depender do estilo da cerveja.

O tipo de copo faz diferença?

Pode não parecer, mas o copo pode influenciar a maneira que a pessoa sentir o aroma da cerveja, seja de forma positiva ou negativa. O formato também pode interferir visualmente e na retenção de espuma.

via GIPHY


“O copo Weissbier tem um formato adequado para manter a formação do colarinho, enquanto a taça snifter concentra os aromas de cervejas mais complexas. Já o famoso pint tem um formato utilitário e a boca mais larga, que permite beber em grandes goles”, detalha o sommelier de cervejas.

Invenção permite que amadores se aventurem e produzam cerveja em casa

Agora que você já matou todas essas curiosidades você pode sair por aí afirmando que bons conhecimentos sobre a cerveja.