Tamanho do texto

Educadores físicos ensinam exercícios para você incluir no treino da academia e trincar o abdômen de um vez por todas

Pode confessar, aquela barriguinha saliente incomoda. E um abdômen trincado costuma agradar a mulherada por aí. Então vamos aproveitar, trabalhar o corpo e acabar com pneuzinho? Conversamos com educadores físicos e eles falam como definir o abdômen com dicas e sugestões de exercícios. 

Como trincar o abdômen? Personal de David Beckham ensina

Combine exercícios específicos para a região com trabalho cardiorrespiratório para trabalhar o abdômen
shutterstock
Combine exercícios específicos para a região com trabalho cardiorrespiratório para trabalhar o abdômen


O primeiro passo para saber como definir o abdômen é não apenas nele, mas no corpo como um todo. De pouco adianta fazer séries e séries de abdominais de diversos tipos de há muita gordura corporal. O tanquinho nunca irá aparecer. Por isso, Anderson santos de Paula, professor da rede de academias Just Fit lembra da velha e boa combinação dieta + exercício. 

A alimentação equilibrada vai ajudar a eliminar os possíveis quilos extras e também a acabar com a sensação de inchaço. Os exercícios cardiorrespiratórios também contribuem para a queima de gordura e para secar. 

Treino para costas: aposte nos exercícios de barra fixa e na remada

Para quem é sedentário, Anderson suegere começar esse tipo de atividade (treino na esteira ou na bicicleta, por exemplo) devagar. "Aos poucos, aumente a intensidade e mantenha a regularidade. A ideia é fazer esse treino na maioria dos dias da semana", explica. 

Exercícios específicos para abdômen

Alimentação e treino de cardio em dia, pense no treino específico. Segundo o educador físico, você pode fazer abdominais todos os dias, desde que a ênfase em cada dia seja para uma parte difente. Por exemplo, um dia o treino é para parte superior e, no outro, para a inferior. Nesse caso, os exercícios também não devem ser muito intensos. A sugestão de Anderson é alternar entre 4 a 6 séries de até 20 repetições. 

Antes de começar qualquer treino, é importante consultar um profissional de educação física. Mas para ajudar, a professora da Smart Fit Damaris Dias lista cinco exercícios para definir de vez o abdômen. Eles trabalham todos os grupos musculares, outro fator importante. Não vale ficar só na flexão clássica e deixar de lado o resto da região abdominal. Todos os músculos devem ser trabalhados. Veja detalhes dos movimentos: 

4 variações da flexão de braço que podem ser feitas em qualquer lugar

Abdominal pendurado na barra

Elevação de pernas para trabalhar a parte inferior do abdômen
Pinterest
Elevação de pernas para trabalhar a parte inferior do abdômen

Ótimo exemplo de exercício que coloca toda a musculatura da região abdominal para trabalhar. Pendure-se pelas duas mãos em uma barra fixa. Flexione o quadril, elevando os joelhos e volte ã posição inicial, com o corpo reto e esticado. "Trave" o abdômen para evitar que o corpo balance. Quanto menos balanço, melhor o resultado. 

Abdominal canivete suspenso no TRX

De barriga para baixo, apoie as mãos no solo e os pés no TRX. Comece com o corpo esticado e, então, flexione os joelhos, trazendo-os em direção ao peito. Volte à primeira posição. Mantenha também o abdômen contraído para evitar sobrecarregar a lombar. 

via GIPHY

A imagem do gif é mais uma variação de abdominal no TRX, com as pernas esticadas. 

Abdominal na roda

via GIPHY

Esta rodinha pode ser um terror, mas também é uma aliada e tanto para definir o abdomên. Apoie os joelhos no chão e segure o aparelho pelos apoios laterais. Deslize o acessório para frente e desça o corpo, como se fosse deitar. Fique atento para manter o corpo reto. Volte à posição inicial. 

Roll Up

Deite de barriga para cima e estique os braços acima da cabeça. Faça uma flexão da coluna e eleve o corpo até que as mãos toquem os pés. Deixe as pernas estendidas no exercício, diz Damaris. 

Abdominal oblíquo lateral

A parte lateral do abdômen também deve ser trabalhada. De novo, deite-se com a barriga para cima, mas agora flexione os dois joelhos de um dos lados do corpo. Eleve o corpo para frente até retirar os ombros do chão e volte ao início. Complete a série, inverta o lado dos joelhos e repita os movimentos. 

Regularidade é importante ao se falar como definir o abdômen. Mantenha o ritmo de exercícios de cardio e também na musculação.