Tamanho do texto

Sommelier de cervejas fala sobre os desenhos de copos, taças e canecas e explica que o modelo correto pode fazer diferença na degustação

Todo mundo adora tomar uma cervejinha e jogar papo para o ar. Nos dias mais quentes então, quanto mais gelada, melhor. Mas você sabia que existe um copo certo para cada tipo da bebida? Assim você consegue apreciá-la da melhor forma possível, destacando as características e elevando seus aromas.

+ Engorda? Qual tem mais álcool? Lata ou garrafa? Curiosidades sobre a cerveja

Copo ideal para beber a sua cerveja
Divulgação
Copo ideal para beber a sua cerveja

E como saber qual é o  copo adequado? Guilherme De Rosso, chef e Sommelier de cervejas do Simples Assim, diz que tudo começa pelo desenho, pois esse detalhe irá desprender o bouquet e aromas do estilo de cerveja a ser tomada. Conheça cada um deles e boa apreciação:

Copo Pilsner

Copo pilsner
Reprodução
Copo pilsner

O Pilsner , como o próprio nome diz, é indicado para famosas pilsen. Longo, tem uma boca mais estreita, ideal para esse tipo de cerveja mais refrescante. Ele serve muito bem outros tipos como a Bock, a Dortmunder, a German Pilsner, e a Imperial Pilsner.

+ Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire suas dúvidas

Copo Lager

Copo lager
Reprodução
Copo lager

A boca desse copo é um pouco mais larga do que o Pilsner. É muito comum nos bares brasileiros, especialmente para servir aquele chope. Você também pode aproveitá-lo  para apreciar outros tipos, como a American Lagers, a Dunkel Schwarzbiers ou a Vienna Lager.

Copo Tulipa 

Copo tulipa
Reprodução
Copo tulipa

Muitos confundem o copo Pilsner com esse aqui, a famosa Tulipa. É muito semelhante a uma taça de conhaque, porém seu bocal é virado para fora, como a flor que leva seu nome. Ideal para aqueles tipos de bebida que têm muito colarinho. “Ele ajuda você beber sem se sujar muito com a espuma, as IPAS são muito valorizadas nesse copo”, diz o Sommelier.

Copo Weizen

Copo weizen
Reprodução
Copo weizen

Cada vez mais as cervejas de trigo ganham mais espaço no país, e para apreciá-las ainda mais, este é o seu copo: Weizen! “É um copo alto e com o bocal largo, cabe o conteúdo inteiro de uma garrafa ou lata de 500ml. Você pode apreciar perfeitamente cor, corpo e espuma da cerveja”, explica Guilherme. 

Caneca Mass

Caneca mass
Reprodução
Caneca mass

Esse copo, ou melhor, caneca, é para quem gosta de beber em grandes quantidades. A Mass pode concentrar dentro do recipiente até 1 litro de cerveja. Sua origem é alemã e o corpo, feito por uma grossa camada de vidro, é para suportar o peso da bebida. Com ela, beba estilos como a Maibock, a Oktoberfest, a Rauchbier, a Export e a Helles.

Copo Pint 

Copo pint
Reprodução
Copo pint

Você já escutou ou pediu um Pint em algum pub. Também conhecido por Nonic, é um copo muito usado na Inglaterra e na Irlanda. Ideal para degustar uma boa cerveja tipo Stout e também receber grandes quantidades de cervejas, já que pode concentrar até 500 ml em seu interior.

“O mundo das cervejas é incrível, existem infinitas possibilidades. Além dos copos que citei existem muitos outros como o Cálice, o Tumbler, a Flauta, o Cilíndrico (Stange), o Pokal, o Snifter, o Willybecher, o Thistle e o IPA Glass, por exemplo. Podemos passar dias falando só sobre esse assunto”, finaliza Guilherme.

E agora? Não tem desculpa para errar no copo. Boa cerveja!

+ Cerveja sem álcool? Ela pode ser saborosa e com muitos benefícios