Tamanho do texto

Se você tem pelos encravados e bastante irritação após se barbear, pode ser que não esteja fazendo tudo corretamente, mas algumas dicas podem ajudar

Você parece fazer tudo certo, mas ainda assim tem problemas na hora de barbear? Mesmo fazendo com cuidados, os pelos encravam e a pele fica irritada? Para te ajudar a driblar esses problemas, a revista masculina "Men's Health" listou quatro dicas básicas para você não errar ao fazer a barba. Confira:

Leia também: 5 coisas que você não deve fazer com a barba

Raspar o pelo no sentido certo e manter os acessórios limpos são práticas que garantem sucesso ao barbear
shutterstock
Raspar o pelo no sentido certo e manter os acessórios limpos são práticas que garantem sucesso ao barbear

1. Raspar no sentido certo

Se você quer sucesso ao se barbear , é essencial que você raspe os pelos do rosto no sentido do crescimento. Parece óbvio, mas fazer o contrário pode fazer com que a barba fique falha, e pior, trazer pelos encravados. Além disso, o médico Anthony Rossi explica que seguir o sentido dos pelos na hora de raspá-los vai diminuir as chances de irritação na pele, já que a lâmina não vai puxá-los para uma direção para a qual não estão acostumador a ir. 

Leia também: Sete coisas que você deve evitar fazer ao deixar os pelos crescerem

2. Manter os acessórios limpos e novos

Seja lâmina ou barbeador elétrico, manter esses acessórios limpos é essencial para garantir uma barba bem feita e saudável. Após o uso, limpe e mantenha a lâmina seca. Além disso, lembre-se de trocá-la após certo tempo de uso. Para saber o momento ideal, observe a fita lubrificante, se ela estiver esbranquiçada, é a hora de comprar outra. 

3. Limpar possíveis cortes

Mesmo se você for super cuidadoso, pode ser que faça um corte ao tirar os pelos do rosto. Caso isso aconteça, não entre em pânico. "Certifique-se de limpar a área completamente com sabão e água morna, bem como álcool", orienta Rossi. Se o corte for apenas superficial, faça pressão na região com um pedaço úmido de papel higiênico para que o sangue coagule.

Mantenha a pressão firme na área de sangramento por cerca de dez minutos. Se a região continuar sangrando após isso, observe se o corte está pulsando. Se sim, procure um médico. Um corte profundo pode exigir pontos para fechar o corte. 

Leia também: Barba feita no vapor? Conheça a técnica e os benefícios

4. Finalizar com hidratante

A sensação de irritação após fazer a barba é muito comum. Para evitar isso, o médico aconselha passar uma boa dose de loção pós-barba hidratante. O ideal é procurar uma loção que tenha uma fórmula calmante, isso ajudará a diminuir e coceira do local e a aliviar a sensação de pele irritada. 

Se você adotou a prática de hidratar a pele após o barbear, pode ser que você tenha foliculite ou uma infecção causada por bactéria ou fungo. Para resolver o problema, procure um dermatologista.