Tamanho do texto

Dermatologista dá dicas de como cuidar e escolher os produtos certos para higienizar o local e o que levar em consideração ao escolher uma barbearia

A barba já foi um sinônimo de desleixo, mas hoje é um símbolo de estilo, virilidade e charme. Os homens perceberam que é possível utiliza-la de várias maneiras e fazer com que ela melhore o visual. Mas não é necessário apenas deixar os pelos crescerem, é preciso ter cuidados para que fique algo bonito e saudável.  

Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre os tipos de barbas

Maurício Pinon resolveu deixar a barba crescer para passar uma imagem mais séria e responsável
Arquivo pessoal
Maurício Pinon resolveu deixar a barba crescer para passar uma imagem mais séria e responsável

Com essa nova tendência, muitos homens passaram a aderir os diversos tipos de barba . Um bom exemplo é o publicitário Maurício Pinon, que resolveu deixar os pelos do rosto crescerem para passar uma imagem mais séria e responsável.

“Na época, estava com 20 anos e achava que sem barba tinha uma imagem jovem demais para o meu trabalho, e talvez uma barba bem cuidada poderia mudar isso. Deixei crescer e, neste período, só tirei uma única vez e me senti estranho”, lembra Maurício aos risos.

Dicas de higienização

A falta de cuidado na região pode ser um tiro pé, pois a pele ficará oleosa e isso pode causar  foliculite , acne e até escamações nos pelos. Para evitar esses problemas, é necessário manter sempre a limpeza em dia. A dermatologista do Hapvida Saúde Michelle Bonfim dá algumas dicas de como manter a região saudável.

“O primeiro passo, e mais fundamental de todos, é sempre lavar a barba ao menos duas vezes por dia – manhã e noite –, com sabonetes ou shampoos apropriados. Se houver seborreia , deve-se usar xampus anticaspa”, aconselha a especialista.

Leia também: 5 coisas que você não deve fazer nos pelos do rosto

Muitos homens passaram a aderir a barba para ter mais estilo
shutterstock
Muitos homens passaram a aderir a barba para ter mais estilo


Agora, se os fios são rebeldes ou secos, a dermatologista indica o uso de condicionador , mas apenas duas vezes por semana porque se você usar o produto em excesso pode acabar estimulando a acne e a seborreia.

Pelos grandes protegem ou não?

Alguns acham que isso é exagero, porém pensar na higiene da barba é algo fundamental, já que ela fica perto da boca, ou seja, se a região não estiver limpa as chances ocorrer uma ocontaminação é grande. Justamente por esse motivo, não é indicado deixar que o bigode cubra os lábios.   

“Ao contrário que muitos pensam, os pelos grandes não protegem a pele. Se é mal cuidada, pode acumular sujeiras diversas e impurezas, estimulando o surgimento de diversos problemas, como mau cheiro, dermatites e até mesmo infecções”, enfatiza Michelle.

A especialista completa dizendo que em alguns casos um profissional também pode prescrever o uso de vitaminas específicas para o tipo de pele do paciente e esse complemento ajudará a manter os pelos mais bonitos.

Escolhendo a barbearia

Caso você não tenha muita prática para manter a manutenção dos pelos ou não sabe como escolher os produtos que precisa usar, o indicado é procurar uma barbearia . A dermatologista indica escolher um lugar que preze pela higiene e que utilize materiais, como lâmina, descartáveis.

Leia também: Confira os estilos de barba mais usados, quais os cuidados e tipo de manutenção

“Quanto aos cosméticos , você deve optar pelos produtos que estão de acordo com o seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista ou seca. Para isso, é imprescindível consultar o seu dermatologista”, finaliza Michelle.