Tamanho do texto

Cientistas parecem ter descoberto a causa e pretendem pensar em soluções

Os anos vão passando e o pesadelo de muitos homens começa: a calvície e os fios grisalhos. Durante muito tempo, as causas para o problema eram um mistério para os cientistas. No entanto, um estudo recente publicado na revista científica "Genes & Development" revela a causa dos problemas.

Leia também: Calvície afeta autoestima e vida sexual; saiba como evitar e tratar o problema

O estudo foi feito a partir de proteínas encontradas no pelo dos ratos e revela a causa da calvície e dos fios grisalhos
shutterstock
O estudo foi feito a partir de proteínas encontradas no pelo dos ratos e revela a causa da calvície e dos fios grisalhos

A descoberta foi feita de forma inesperada por pesquisadores do Southwestern Medical Center, localizado na Universidade do Texas (Estados Unidos). Ao site "The Sun", eles contam que estavam tentando descobrir se uma doença genética rara pode causar tumores nos nervos quando a resposta para calvície e os cabelos grisalhos apareceu.

Como aconteceu

Os cientistas estavam em um processo de manipulação da proteína KROX20 - ligada à doença em questão - em ratos de laboratório e perceberam que havia um aumento da produção de pelos nos animais. Eles concluíram, então, que a proteína era responsável por comutar as células da pele e perceberam que esse processo origina outra proteína, chamada de fator das celular estaminais (SCF). 

Leia também: Cabelo branco é pesadelo que pode ser evitado ou controlado; saiba como

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a combinação entre essas duas proteínas pode ser a resposta para o aparecimento de fios brancos e para a perda de pelos nos ratos. Para realmente comprovar a conclusão e identificar qual proteína era responsável, os cientistas fizeram alguns testes.

Primeiro, baniram as células que produzem a proteína KROX20 e, como resultado, os pelos dos ratos pararam de crescer e caíram completamente. Depois, barraram a proteína SCF e a consequência foi que o pelo dos animais ficou completamente branco. 

Ou seja, a falta de KROX20 está ligada à queda de cabelo e a falta da SCF está relacionada aos cabelos brancos. 

Leia também: Cinco passos para tonalizar da maneira certa os grisalhos do cabelo

Solução

De acordo com Lu Le, dermatologista e um dos autores do estudo, esses resultados podem ser uma fonte para se pensar em soluções para os problemas que aterrorizam os homens. "Esperamos criar no futuro uma espécia de composto ou um mecanismo que leve o gene necessário para os folículos capilares, corrigindo a calvície e o branqueamento dos fios", comentou.