Tamanho do texto

Mais moderna, a saia ganha espaço nas passarelas e conquista novos adeptos

A princípio, a ideia de homens usando saia pode parecer estranha para algumas pessoas. No entanto, não é de hoje que a peça faz parte do guarda-roupa masculino. Se resgatarmos a história, é possível encontrar registros de que no Egito antigo e no Império Romano a saia masculina já existia. Mais próximo da nossa realidade, lembramos facilmente do kilt, tradicional da Escócia e conhecido mundialmente. 

Leia também: 5 formas de usar o cachecol masculino com muito estilo

A saia masculina está cada vez mais moderna, ganhando espaço nas passarelas e no guarda-roupa de muitos homens
Reprodução/Pinterest
A saia masculina está cada vez mais moderna, ganhando espaço nas passarelas e no guarda-roupa de muitos homens

Atualmente, a peça vem se modernizando e ganhando espaço nas passarelas. São diferentes modelos, tecidos e caimentos que conquistam novos adeptos da saia masculina no dia a dia. É o caso de Lucas Mano, 23 anos e estudante de direito, que começou a compor looks com a saia para ir à faculdade, ao trabalho e sair com amigos. 

“Estava buscando uma peça de roupa que me permitisse estar confortável e com estilo”, conta em entrevista ao Deles. O curitibano começou a usar a peça no verão de 2015, quando queria se vestir sem passar calor e sem precisar recorrer às bermudas. “Já conhecia o kilt e, estudando um pouco sobre o tema, vi que tinham muitos homens adotando a peça. Achei que eu podia também!”, diz. 

Leia também: Veja 5 dicas para não errar na hora de comprar e usar o terno

Lucas combina a saia com peças básicas, como uma camiseta branca ou preta e tênis de couro
Acervo pessoal
Lucas combina a saia com peças básicas, como uma camiseta branca ou preta e tênis de couro

Lucas resolveu testar e encontrou o resultado que procurava. "Me senti incrivelmente livre e confortável, era exatamente isso que eu queria", fala sobre a primeira vez que usou saia. Sobre a reação nas rua, ele acredita que as pessoas ainda são muito preconceituosas com a peça masculina e relacionam o uso dela com a masculinidade. "Acham que usar saia diminui sua masculinidade". 

Felizmente, o estudante nunca passou por nenhuma situação constrangedora ou violenta ao usar a saia. "Fui abordado na rua algumas vezes e sempre elogiado... Achei isso bacana e com uma recepção um tanto quanto inesperada", fala. 

Apesar de trabalhar em um escritório de advocacia, área tradicionalmente conservadora, a recepção positiva se repetiu com os colegas de trabalho. "O pessoal até já brincou uma vez dizendo que estava com inveja por conta do calor que estava fazendo, mas é exceção", fala. Para o estudante, é mais fácil as pessoas aceitarem um traje fora do padrão em ambientes pequeno, como um escritório informal. 

Leia também: 7 dicas básicas de moda masculina para você sair por aí com muito estilo

Como usar?

Na hora de levar a saia para o dia a dia, os homens combinam a peça com camisa, moletom e até terno
Reprodução/Pinterest
Na hora de levar a saia para o dia a dia, os homens combinam a peça com camisa, moletom e até terno

No geral, os modelos masculinos de saia  têm cores sóbrias – como preto, xadrez e azul escuro – e corte na altura do joelho, o que facilita para compor o look com outras peças. Na hora de levar a saia para o dia a dia, é interessante adaptar para o seu estilo e não ter medo de errar.

É possível usar a saia masculina com moletom, camiseta, camisa e até terno! Também dá para aproveitar a peça no frio, colocando uma calça mais justa por baixo ou apostando em modelos longos. Lucas conta que costuma combinar com outras peças básicas, como uma camiseta preta ou branca e têns de couro ou coturno.