Tamanho do texto

Uma simples gravata pode mudar completamente a composição com um terno, deixando o visual mais formal ou despojado; o que você prefere?

Engana-se quem pensa que a gravata é um simples acessório para compor um look mais formal. Estampada, lisa, tradicional ou com textura, existe uma infinidade de modelos para quem usa a peça no dia a dia.

Leia também: 7 dicas básicas de moda masculina para você sair por aí com muito estilo

A cor e a textura da gravata transmitem determinadas mensagens e podem mudar completamente a proposta de um look
shutterstock
A cor e a textura da gravata transmitem determinadas mensagens e podem mudar completamente a proposta de um look

De acordo com a consultora de imagem e estilo Raissa Starosta, a gravata pode mudar completamente uma composição com um mesmo terno dependendo da cor e da textura da peça. "Isso porque as cores também transmitem mensagens e sensações, sejam elas positivas ou negativas. Ao misturar mais de um tom, seu significado também muda", explica.

Leia também: Cinco dicas para você acertar na hora de comprar o seu primeiro terno

Cores

Vermelho é uma cor clássica para a peça e pode ter diferentes significados. Se a cor é mais viva, ela remete a poder, segurança e liderança. Já os tons da mesma cor, mas com um aspecto mate, são mais suaves e deixam esses traços mais sutis. “Gravatas roxas também passam autoconfiança, a história nos conta que desde sempre a cor é associada a realeza e riqueza”, diz a consultora de imagem e estilo.

A princípio o preto pode parecer uma cor “proibida” por ser muito escura, mas, não é bem assim que funciona na prática. Raissa afirma que a cor é sofisticada e se encaixa em várias situações. "Para quem não quer ficar no 'pretinho básico' pode optar por tons de cinza, que são modernos e mais ousados”, diz.

Leia também: Roupas masculinas - saiba a diferença entre terno, smoking e blazer

Estampas

Não são apenas as cores que revelam traços da personalidade quem está usando a peça. A estampa também é muito importante para montar um look mais sério ou descontraído, por exemplo.  De acordo com a consultora de imagem e estilo, as peças com estampas clássicas não dão margem para erro e deixam qualquer homem mais confortável ao compor um look com elas. Já as estampas de bolinha, Raissa explica que deixam a roupa com um ar mais emotivo e amigável.

Gravatas com estampas que seguem o padrão Paisley – com desenhos ornamentais e frequentemente associados aos anos 1960 – dão um toque de liberdade. Por fim, Raissa acredita que ao escolher uma gravata xadrez, a composição fica mais causal e descontraída.