Tamanho do texto

São diversos os tipos e formas de harmonização, mas saiba que o formato da garrafa, a cor do rótulo e outros detalhes simples podem te ajudar na escolha

Se está cansado de ir à sessão de vinho do supermercado e ficar olhando para as garrafas fingindo que está entendendo tudo, saiba que você não está só! Conhecer os diferentes tipos e formas de harmonização não é uma tarefa simples, mas algumas dicas podem te ajudar a escolher a melhor opção para impressionar a gata ou para um jantar com os amigos.  

Leia também: 9 mitos e verdades sobre a cachaça

Seguindo simples dicas você pode entender bem mais das diferenças entres os vinhos
shutterstock
Seguindo simples dicas você pode entender bem mais das diferenças entres os vinhos


O sommelier e criador do projeto Vinho Mais, Rodrigo Bertin, garante que é bem mais fácil do que você imagina e aquele chato status de sofisticação que envolve a bebida está apenas na cabeça das pessoas. “Antes de pensar em estudar ou entender do assunto, é importante beber o que você preferir. Confie no seu paladar”, sugere.

Vale lembrar que quem está começando nessa área costuma se identificar com as versões mais doces, leves e frutadas. “É comum que quem começa a tomar essa bebida não goste tanto dos mais encorpados, mas com o tempo o paladar vai se adequando”, explica. Para conhecer melhor as diferenças entre os vinhos, veja as principais dicas:

1. Observar a diferença das garrafas

Sim, o formato da garrafa pode dizer muito do conteúdo da bebida, e segundo o especialista existe uma regra simples que é seguida pelos produtores. “As garrafas mais retas costumam conter os mais encorpados e amadeirados, enquanto a garrafa mais curvada e afinada tem os mais leves e adocicados”, diz.

2. Verificar o design do rótulo

No rótulo você vai encontrar muitas informações que vão facilitar o entendimento, mas tem um detalhe curioso. “Rótulos tradicionais com fundo branco ou creme, por exemplo, geralmente são de vinhos mais fortes, ásperos e antigos”, relata Rodrigo. Isso não é uma regra, porém é algo comum, principalmente ao se comparar com rótulos mais modernos, jovens e divertidos.

Leia também: Engorda? Qual tem mais álcool? Lata ou garrafa? Curiosidades sobre a cerveja

Nos rótulos é possível encontrar informações importantes sobre o produto
shutterstock
Nos rótulos é possível encontrar informações importantes sobre o produto


3. Olhar para a gradação alcoólica

Esse é outro ponto importante que você precisa ficar atento. As versões consideradas mais leves da bebida possuem uma gradação alcoólica de até 13%, já os mais encorpados contam com um teor alcoólico acima dos 14%. “Olhe para o rótulo e preste atenção nisso para já ter uma ideia se você vai gostar ou não do que está comprando”, alerta o sommelier. Os que estão entre 13% e 14% são os famosos vinhos medianos ou de meio corpo.  

4. Verificar a passagem por madeira

Bom, pode parecer um simples detalhe, mas o líquido que passa por madeira tem uma estrutura maior, porque esse processo inibe um pouco do sabor da fruta. Ou seja, se a bebida não passou por barricas de madeira ela é mais leve e frutada. “Os mais leves não aguentariam passar por tonéis e teriam o sabor da madeira superando o da uva”, resume Rodrigo.

5. Ver qual a é safra

Outra informação importante que você deve fácil de checar é a safra do produto. “Por via de regras, as safras mais jovens são mais leves e os vinhos mais antigos, ou seja, que aguentam mais tempo de envelhecimento, são mais encorpados”, expõe o sommelier.

Leia também: Quer se aventurar como churrasqueiro? Anote as dicas e faça o churrasco perfeito

Claro que essas dicas podem ter algumas exceções, mas já servem de base para você ter uma ideia do tipo de vinho que está levando para casa. Por fim, Rodrigo indica experimentar, degustar e conhecer os diferentes sabores para aprimore cada vez mais o paladar.