Tamanho do texto

Fabiano Lacerda chegou a pesar quase 200 kg e conseguiu perder mais da metade do peso sem cirurgia e medicamentos. Agora, usa as redes sociais para motivar outras pessoas a seguir seu exemplo e mudarem de vida

O sobrepeso acompanhou o publicitário Fabiano Lacerda desde a infância na Bahia. Ele sofreu diveros tipos de bullying, teve transtornos de ansiedade e chegou a pesar cerca de 200 kg por não conseguir parar de comer compulsivamente. Porém, por conta de uma aposta, ele conseguiu perder peso em apenas um ano e agora motiva outras pessoas a fazerem o mesmo.

Leia também: Após passar dos 180 kg, personal trainer relata luta para perder peso e dá dicas

Fabiano Lacerda consegui em um ano perder mais de 100 kg motivado por uma aposta
Divulgação
Fabiano Lacerda consegui em um ano perder mais de 100 kg motivado por uma aposta


Quando criança e até o início da adolescência, o baiano gostava de praticar atividades físicas, mas não se importava nem um pouco com a alimentação. “Eu não estava nem aí para a saúde, ou seja, eu era o gordinho que fazia esportes”, conta. Os anos passaram e ele continuou acima do peso, foi então que resolveu fazer uma aposta com os colegas de trabalho e familiares para perder peso e, a partir daí, tudo começou a mudar.

“Sempre gostei de desafios. Eles apostaram que eu não conseguiria perder 60 kg em seis meses, sem remédio ou cirurgia. Sabia que seria difícil, mas topei e levei toda a grana [da aposta] ainda no quinto mês”, lembra o publicitário em entrevista ao Deles. A empolgação de vencer deu espaço à motivação de seguir em frente e continuar essa mudança no corpo e nos hábitos diários.

Transformando a rotina

Todo esse processo não foi simples, Fabiano precisou aceitar e ter a consciência de que para conseguir perder peso seria fundamental começar uma rotina de exercícios físicos e fazer uma reeducação alimentar. Para não cometer nenhum erro e conseguir transformar o próprio corpo de maneira segura, ele procurou a ajuda de especialistas e não caiu na besteira de tentar fazer dietas encontradas na internet ou tomar aqueles medicamentos “milagrosos”.

“Acredito que a velocidade com que se perde peso varia de pessoa para pessoa”, diz o publicitário. “Reforço sempre que é de extrema importância procurar profissionais gabaritados para obter orientações de quem é especialista na área, como médico, nutricionista, educador físico, e até mesmo psicólogo”, alerta.

Força de vontade e disciplina  

O homem que hoje é inspiração deixa claro que perder 103 kg não é fácil, mas, sim, uma luta diária. Por não realizar cirurgia e nem fazer uso de medicamentos, o processo de emagrecimento foi considerado bem rápido, e ele afirma que um dos segredos para obter esse bom resultado é que ele não desacelerou o organismo, ou seja, não abriu exceção na dieta, deixando de lado aquele famoso pensamento de que “só um dia pode”.   

Leia também: Ex-policial perde 23kg em um ano com aplicativo de dieta dos pontos

Depois de perder peso, Fabiano consegue participar de corridas de longa distância
Divulgação
Depois de perder peso, Fabiano consegue participar de corridas de longa distância


Como muitos gordinhos, ele sofreu bullying na infância e mesmo não demonstrando, sofria com os apelidos e piadinhas. A ansiedade que isso gerou o fazia descontar os sentimentos reprimidos na comida e isso se tornou um ciclo vicioso que o publicitário só foi entender quando tomou as rédeas da situação e começou agir para mudar essa realidade.

“Conforme eu emagrecia, fui me conhecendo cada vez mais. Descobri que a força de vontade é algo que se conquista diariamente, não nascemos com ela. A aposta inicial foi só o estopim da minha mudança. Passei por uma jornada de autoconhecimento e ganhei muito em autoestima e disciplina”, afirma Fabiano.

Reflexos da perda de peso

Chegando a pesar quase 200 kg, o baiano não imaginava que tarefas simples do cotidiano, como abaixar, levantar, andar, subir escadas ou até mesmo, passar em uma catraca, se tornariam bem mais simples. Também não sonhava que um dia participaria de corridas de longa distância, como faz atualmente. Além disso, os problemas com a ansiedade melhoraram e a qualidade do sono também.  

“O emagrecimento me proporcionou mais momentos de lazer e diversão e sobretudo está me permitindo ir em lugares ou fazer coisas que antes não era possível, como deitar em uma rede. Hoje, me sinto com melhor autoestima e gosto da minha imagem”, expõe o baiano.

Novo peso, nova rotina, nova vida

Para manter o novo peso, o publicitário faz acompanhamento e segue à risca todas as orientações passadas pelos profissionais de saúde. No começo, a dieta era bem rígida, agora está bem mais tranquila. Em contra partida, os exercícios físicos foram aumentando de intensidade.

“Ao longo dos meses, o plano [elaborado pelos especialistas] foi se adaptando a minhas transformações e necessidades. Agora, posso me dar ao luxo de fazer escolhas fora da dieta, mas sempre consciente e com foco no estilo de vida saudável”, explica Fabiano.

Fama nas redes sociais

Durante o processo de emagrecimento, o baiano foi divulgando a trajetória dele no Instagram para os familiares e amigos, mas conforme as conquistas iam aumentando, o número de seguidores também. “Atualmente uso tanto o Instagram quanto o Facebook e YouTube para incentivar outras pessoas a mudarem de vida. Minha maior motivação é fazer outras pessoas acreditarem que é possível sim alcançar seus sonhos”, relata.

A história de superação ganhou as redes sociais e o publicitário conta hoje com mais de 50 mil seguidores
Divulgação
A história de superação ganhou as redes sociais e o publicitário conta hoje com mais de 50 mil seguidores


A repercussão está sendo tão grande que até um livro, chamado “A aposta”, ele lançou contando detalhes dessa árdua luta contra a balança. “Sei que minha história é inspiradora, mas no início não esperava despertar um interesse tão grande e gerar tanta repercussão. Me sinto realizado em hoje poder mover outras pessoas, seja nas minhas palestras, nas redes ou como influenciador digital”, fala.  

Superação que inspira 

Segundo Fabiano, é gratificante saber que possui mais de 50 mil seguidores e que essas pessoas se interessam pela sua mudança de vida e o veem como um exemplo de superação. O ex-obeso garante que faz questão de responder todas as mensagens que recebe no privado, mesmo que demore um pouco devido aos inúmeros compromissos que possui nessa atual rotina motivacional.

“Quero que a minha história de superação, tudo o que eu passei, se multiplique, e que isso se estenda não apenas aos que têm problemas com sobrepeso, mas a todos os que se encontram desafiados por enfrentar alguma questão na vida”, afirma o publicitário.

Leia também: Sem dieta e academia, advogado sedentário perde 27 kg em 6 meses

Fabiano não perdeu apenas peso, mas também os todos os complexos que o cercava. Uma simples aposta conseguiu tirar um homem do sedentarismo, da ansiedade e do comodismo e o levar para uma vida cheia de novos desafios.

“A motivação existe em algum lugar, esperando para ser encontrada. O caminho é difícil, cheio de armadilhas, mas a recompensa é excepcional. Nunca desista. Procure sempre a ajuda de profissionais e busque apoio da família e dos amigos para perder peso. Aposto que essa fórmula vai dar certo”, finaliza. 

    Leia tudo sobre: dieta