Tamanho do texto

Pesquisa indica que medicamento para crescimento de cabelo podem reduzir os níveis de PSA, células da próstata associadas ao câncer, em até 27,8%

Há muitos homens que sofrem com a calvície e são diversos os tipos de tratamentos disponíveis para tentar reverter essa situação. A boa notícia é que um recente estudo indica que há medicamentos de combate à perda de cabelo que podem ajudar a reduzir os ricos de desenvolver o câncer de próstata.

Leia também: Estudo diz que homens carecas são mais másculos e dominantes

Medicamentos para calvície é algo que pode ser revertido e ainda prevenir o câncer de próstata
shutterstock
Medicamentos para calvície é algo que pode ser revertido e ainda prevenir o câncer de próstata


A pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Chungbuk, na Coréia do Sul, descobriu que os homens que usam determinados medicamento para calvície  reduzem em um terço os níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é produzido por células da próstata que, se elevadas, podem indicar um maior risco de desenvolver o temido câncer.

Resultados significativos

Segundo informações do portal britânico “Daily Star”, alguns medicamentos para perda de cabelo atuam de forma que conseguem parar a produção de um hormônio chamado dihidrotestosterona, que pode danificar os folículos capilares e ao mesmo tempo diminuir os níveis de PSA.

Leia também: Cientistas podem ter descoberto a causa da perda de cabelo e do cabelo branco

Para chegar a essa conclusão, a universidade analisou 1.379 pacientes que estavam tratando a perda de cabelo. O pesquisador principal do estudo, Ho Won Kang, observa que, juntamente com o crescimento do cabelo ocasionado pelo medicamento, os níveis de PSA foram reduzidos em 27,8%.

“A maioria dos pacientes (79,3%) apresentou declínio no PSA. As quedas de PSA foram constatadas mesmo após um tratamento de curta duração, aqueles em torno de três a seis meses”, afirma o pesquisador.

Esperança

O oncologista do Proton Therapy Center, da República Tcheca, Jiří Kubeš, explica que quando os níveis de PSA aumentam é um bom indicador para o médico de que o homem pode desenvolver o câncer de próstata. Entretanto, salienta que para detectar a presença da doença é necessário fazer os exames específicos para descobrir se a região está aumentada ou inflamada.

Leia também: Shake de proteínas pode ser solução para tratar calvície e perda de cabelo

Para o especialista, essa pesquisa pode ajudar muitos homens, pois eles podem apostar em um tratamento estético, como o caso da calvície, e acabar ajudando a evitar uma grave doença. Fora isso, dá indícios de que é possível pensar em medicamentos para a prevenção desse câncer. Só no Reino Unido, mais de 42 mil homens são diagnosticados com a doença e, de modo geral, um em cada oito homens são diagnosticados com a doença durante a vida.