Tamanho do texto

Com quase 40 anos, o lutador fala que cuidar daquilo que come é fundamental para se manter bem e garante que não segue grandes restrições

Neste sábado (28) acontece o UFCSP e um dos momentos mais aguardados é volta do brasileiro Lyoto Machida ao octógono. Ele vai enfrentar o americano Derek Brunson na categoria dos meio-pesados, com atletas de até 93 Kg. O lutador está com quase 40 anos e chama atenção por sua excelente forma física. Para manter o corpo em dia, um dos maiores segredos é cuidar bem da alimentação.

Leia também: Como seguir uma dieta para ganhar massa muscular? Veja dicas e cardápios

Lyoto Machida dá dicas de como seguir uma alimentação semelhante a dele
Reprodução/Instagram
Lyoto Machida dá dicas de como seguir uma alimentação semelhante a dele


Ficou curioso para saber como é a dieta do lutador Lyoto Machida ? Ele próprio dá detalhes de como se alimenta no dia a dia e ainda dá dicas:

1. Orientação e equilíbrio

Com o auxilio de um coach, o atleta segue um planejamento alimentar que é intensificado no período de preparação das lutas. “O objetivo é ajustar os tipos de alimentos consumidos antes e depois dos treinos, e também a quantidade de nutrientes consumidos, já que o desgaste físico é intenso nesse período”, fala Lyoto.


Para manter o físico, o lutador garante que sempre foi regrado e consciente do que come, mas diz que nunca seguiu uma dieta cheia de restrições que lhe causasse desconforto. “Não tem uma lista de alimentos que eu consumo, uma dieta redigida. Se estiver fora de casa, me adapto às opções que o ambiente oferece. Se estiver em uma situação social com amigos, não vou fazer com que eles cozinhem apenas para mim, vou escolher aquilo que é o melhor com consciência e equilíbrio”, explica.

Leia também: Bodybuilding: treino, dieta e descanso para conquistar o corpo trincado

2. Quanto mais natural, melhor

Além de cuidar da quantidade de alimentos, um atleta precisa garantir que as refeições sejam caseiras e com alimentos in natura. Quem assegura que as refeições de Lyoto sejam as mais naturais possíveis é a esposa dele, Fabyola Machida. “Nós temos uma rotina muito caseira e familiar, então fazemos as refeições em casa, o que facilita recorrer a alimentos que não sejam processados”, ressalta o lutador.

A post shared by Lyoto Machida (@lyotomachidafw) on


3. Restrição a açúcar e sal

Alimentos ricos em açúcar e sal refinado são as únicas restrições na alimentação do atleta. “Esses itens nunca fizeram parte da minha alimentação regular. Como estou no esporte desde muito cedo, sempre tive essa preocupação”, lembra Lyoto. O atleta tem dois filhos pequenos, então é claro que tem doces em casa, mas ele consegue resistir. “Não é uma lista de vilões e itens proibidos, apenas não fazem parte do meu dia a dia mesmo”, acrescenta.

4. Alimentos ricos em Ômega 3

Já o que não pode faltar no prado de Lyoto são alimentos ricos em gorduras essenciais para o corpo, como os com ômega 3 e 6. “Minha alimentação é rica em peixes, castanhas e frutas como o abacate, por exemplo”, comenta. O azeite de oliva também faz parte da dieta do lutador. “Ele está presente em várias preparações que consumimos em casa”, acrescenta.

A post shared by Lyoto Machida (@lyotomachidafw) on


Leia também: Esperma também pode ser afetado pela alimentação; entenda

5. Hidratação sempre

Ficar hidratado é algo simples e isso faz a diferença na rotina do atleta. Beber água regularmente é algo fundamental e o lutador não substitui esse por nenhum outro líquido ou fórmulas que prometem hidratar. “Como meu nível de atividade diária é muito alto, meu consumo de água vai além da média geral. Procuro repor os líquidos perdidos no treino e deixar o meu corpo sempre hidratado para evitar lesões”, finaliza Lyoto Machida.