Tamanho do texto

Especialista dá dicas de peças, tecidos, cores e estampas e também sugere looks para quem busca um visual mais despojado, lenhador ou mais formal

O frio definitivamente já chegou, e a tendência para este e os próximos meses é que as temperaturas baixas permaneçam, por isso, é bom ficar atento às tendências da moda masculina para o outono-inverno . Com diferentes estampas, cores e modelos, as peças, quando bem combinadas, podem trazer muito estilo para o seu visual – seja ele básico, despojado ou mais tradicional.

Leia também: Moda: o que será tendência para os homens em 2018

Saiba quais são as principais tendências de moda masculina para a temporada de outono inverno e dicas de look
Divulgação
Saiba quais são as principais tendências de moda masculina para a temporada de outono inverno e dicas de look


A líder de marketing e inovação da FEIMI – Feira da Moda Inverno, Raquel Sodré, explica que as peças precisam ter um bom caimento juntas, e o principal é sempre buscar roupas que levem conforto e praticidade para o dia a dia. “Peças com qualidade, quando bem cuidadas, passam pelas estações como peça coringa para diversas composições”, aponta a especialista em moda masculina .

Principais peças da temporada 

O primeiro look mostra um suéter em tricot com a frente fechada, o segundo uma jaqueta bomber e no terceiro a parkas
Reprodução/Pinterest
O primeiro look mostra um suéter em tricot com a frente fechada, o segundo uma jaqueta bomber e no terceiro a parkas

Entre as principais tendências da temporada está o suéter em tricot com a frente fechada ou com botões frontais. “Essas são apostas para quem leva uma rotina agitada e vive em regiões com temperaturas amenas”, diz Raquel.  

Os casacos também estão invadindo a temporada . “Os modelos com aplicação de peles (sempre fakes, por favor) nas golas e formatos mais despojados como a jaqueta bomber e as parkas chegam com tudo para composições nada básicas, ideias para os homens bem estilosos”, pontua a especialista.

Uma peça que não sai de moda e você pode resgatar do seu guarda-roupa é o suéter de malha, que pode ser usado no trabalho como uma peça social ou até mesmo combinado com shorts e mocassim em ocasiões menos formais na meia estação – entre o outono e a primavera. “O interessante é a versatilidade dessas estações, principalmente, quando moramos em lugares com temperaturas instáveis”, ressalta a especialista.

Cores e estampas

O primeiro look evidencia a camisa xadrez, o segundo uma jaqueta no estilo militar e o terceiro a micro estampa
Reprodução/Pinterest
O primeiro look evidencia a camisa xadrez, o segundo uma jaqueta no estilo militar e o terceiro a micro estampa

Seja para o look mais tradicional ou despojado, Raquel fala que a estampa xadrez escocês volta ao inverno de 2018 em diferentes cores e modelos de roupas. “Outro grande sucesso da moda masculina é o militarismo, que além da estampa camuflada, se faz presente em peças verde militar”, afirma. As micro estampas também estão em alta, só que nas peças de tons escuros, agradando quem procura roupas menos estampadas e em tons mais sóbrios.  

O que evitar?

A dica de Raquel é evitar a composição de looks com peças de tecidos grossos. Também tome cuidado para não exagerar nas estampas. “É delicado apostar em estampas se o rapaz não está acostumado a usá-las”, alerta. Para não errar, pense sempre que os tecidos e estampadas devem estar em equilíbrio.

Leia também: Confira o que está em alta na moda e como usar tudo isso a seu favor

Alguns exemplos podem ajudar a entender melhor a como fazer essas combinações. De acordo com a especialista, um cardigan de tricot cai muito bem, por exemplo, com uma calça de alfaiataria. Caso opte por uma calça de veludo riscado, que geralmente possui tons terrosos, você pode ser acompanhar com peças de tecidos mais finos e com cores mais claras, assim o visual não fica carregado.

Sugestões de looks

 Quem deseja um look mais despojado, a sugestão da Raquel é apostar em peças oversized, caracterizadas por possuir tecidos mais soltos, malhas finas e cortes assimétricos. Já para uma composição mais formal, use suéters de tricot ou malhas mais firmes que combinam com tecidos sofisticados, como alfaiataria. Para ajudar a montar um look com estilo e sem erro, a especialista dá três sugestões:

  • Estilo Jovem Básico: Suéter aberto com botões frontais oversized, com longline t-shirt básica (aquelas mais compridinhas), calça seca (rente ao corpo) e tênis despojados - all star ou vans.
  • Estilo Lenhador: Shearling jackets (de couro fosco e golas de pele fake), calça reta em cores mais terrosas e botas cano curto com solado tratorado.
  • Estilo Homem Básico: Camisa de alfaiataria, suéter xadrez ou liso em cores sóbrias, cinto de couro, calça com cores sóbrias (azul marinho ou marrom escuro) e sapatos mais formais: sapato ou sapatenis.

Leia também: 7 dicas básicas de moda masculina para você sair por aí com muito estilo

Lembre-se sempre que a moda masculina tem tendências e você precisa adaptá-la ao que combina com você e te traga conforto. Muito do estilo está na personalidade de cada um, então encontre peças que você olhe e se identifique.