"The Waiting Game", do espanhol Txema Salvans, levou cinco anos para ser feito e venceu prêmio de fotografia em 2012. Veja algumas das fotos do trabalho na galeria abaixo

"The Waiting Game" - "Jogo da Espera", em tradução literal - é resultado de um trabalho fotográfico que levou cinco anos para ficar pronto. Durante este período, o fotógrafo espanhol Txema Salvans percorreu estradas na costa espanhola, próxima ao Mar Mediterrâneo, em busca de garotas de programa à beira de estradas.

Em entrevista para o site The Great Lap Sideways , Salvans conta que sempre reparou nas mulheres que pacientemente aguardam por um cliente quando viajava para fotografar outros projetos, até que decidiu fazer um apenas com elas.

Apaixonado por áreas como ciências, astronomia, física e biologia, o espanhol não queria influenciar o aspecto "natural" da foto ao dizer para a garota que iria fotografá-la ou então pagá-la.

Foi no mundo da biologia que Txema encontrou a solução para o seu dilema. Ele se "camuflou" de topógrafo e fotografou as mulheres sem que elas soubessem ou que pudessem ser identificadas. "Do ponto de vista de um naturalista e humanista, meu disfarce foi uma forma de mimetismo. Eu queria proteger suas identidades enquanto permitia que fossem elas mesmas em seu próprio ambiente", explica para a CNN .

Salvans diz que a "tragédia" em suas fotos não está na prostituição em si, permitida na Espanha, mas no ambiente de trabalho das mulheres retratadas: "Elas estão completamente desprotegidas. E algumas coisas, de fato, acontecem, desde garotas que são mortas ou agredidas, ou clientes que vão embora sem pagar porque usam a força para conseguir o que querem."

Algumas fotos, entretanto, podem carregar histórias curiosas. Em uma delas (a 10 da galeria), Salvans conta que a mulher que está atravessando a rua havia acabado de chegar de bicicleta e observa o relógio, "como se estivesse pensando se está atrasada para o trabalho".

As 100 fotografias finais viraram o livro "The Waiting Game" - o espanhol diz que esperar é basicamente 99% do que as mulheres fazem enquanto as observou. Para ver outras imagens do trabalho de Txema, basta acessar seu site oficial .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.