Tamanho do texto

Método contraceptivo masculino pode revolucionar as formas de evitar uma gravidez indesejada bloqueando a produção de esperma; veja mais detalhes

Durante anos, as mulheres usaram inúmeros métodos contraceptivos como pílulas, diafragmas e diu para impedir uma gravidez. Mas um novo contraceptivo masculino pode revolucionar as formas de proteções que nós conhecemos: o gel anticoncepcional . O produto, que deve ser testado no próximo ano, bloqueia a produção de esperma e, consequentemente, uma gravidez indesejada.

Leia também:  Será que minha parceira está grávida? Como ajudar?

Método contraceptivo masculino pode revolucionar as formas de prevenir gravidez
shutterstock
Método contraceptivo masculino pode revolucionar as formas de prevenir gravidez

Diferentemente do que se imagina, os homens não terão que esfregar o gel contraceptivo em seu pênis ou testículos. Em vez disso, eles aplicarão o gel em seus braços e ombros para que o produto seja absorvido pela pele e chegue até a corrente sanguínea. Quando o corpo absorver os dois hormônios sintéticos testosterona e progestina, os testículos não produzirão testosterona o suficiente para gerar níveis normais de esperma.

O gel pode suprimir os níveis de esperma por cerca de 72 horas - então os homens teriam que aplicá-lo todos os dias para garantir que seus espermas permaneçam adormecidos. Além disso, os criadores afirmam que não deve haver efeitos colaterais negativos porque o gel equilibra qualquer discrepância hormonal que possa ocorrer.

Leia também: Homens com alergia ao sexo sentem sintomas de gripe após ejaculação

Testes

Mas ainda não fique entusiasmado, já que o produto ainda precisa ser submetido a testes clínicos. A triagem, que incluirá 400 casais, começará em abril de 2018 e durará quatro anos. Os homens vão levar o o gel para casa e aplicar cerca de meia colher de chá em sua parte superior do corpo todos os dias, enquanto as mulheres continuarão a usar outra forma de contraceptivos para o caso de ter alguma falha.

Os pesquisadores analisarão os níveis de esperma dos homens para ver se está abaixo do nível requerido para que não ocorra uma gravidez. Um estudo inicial de seis meses descobriu que 89% dos níveis de esperma dos homens caíram para menos de um milhão de esperma por ml.

Leia também: Pré-natal emocional ajuda pais a se prepararem para a chegada de um filho

Uma das principais preocupações sobre o produto é que os homens podem esquecer de usar o gel contraceptivo diariamente. Além disso, é importante ressaltar que o gel não protege você ou a parceira contra DSTs, por isso ainda é importante usar preservativos.

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.