Campanha Laço Branco: entenda a data e que dia ela é celebrada

Iniciativa chama os homens a assumirem responsabilidade e apoiarem o fim da violência contra a mulher

Laço branco
Foto: Reprodução/ Freepik
Laço branco

A campanha do Laço Branco, comemorada no dia 6 de dezembro, é uma iniciativa que chama os homens a assumirem responsabilidade e apoiarem o fim da violência contra a mulher. A ação é fruto da parceria entre os ministérios da Mulher, da Família, dos Direitos Humanos ( MMFDH ) e das Comunicações ( MCom ).

No Brasil, a data é marcada pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Origem da campanha

A origem da campanha remonta a 6 de dezembro de 1989, quando um episódio de violência contra mulheres motivou homens canadenses a se organizarem para declarar publicamente que, embora existam homens que praticam violência, há também aqueles que repudiam a atitude. 

Assim, eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram o compromisso de jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos diante a essa violência.


E dessa forma, lançaram a primeira campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. 

No primeiro ano da campanha foram distribuídos cerca de 100 mil laços para homens no Canadá, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro. Período esse que concentrou um conjunto de ações e de manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. 

Já o dia 25 de novembro é reconhecido pela Organização das Nações Unidas ( ONU ) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher.

Com apoio de diversos órgãos das Nações Unidas, especialmente o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher ( UNIFEM ) e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha do Laço Branco se expandiu e hoje está presente em mais de 55 países

Além disso, é conhecida pela ONU como a maior iniciativa global voltada ao envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.

Sociedade em alerta

A violência doméstica inclui qualquer ação que mate, agrida ou cause danos físicos, psicológicos, sexuais, morais ou financeiros à mulher.

O ato pode ser praticado por qualquer pessoa que mantenha relação familiar ou afetiva com a vítima, ou seja, more na mesma casa ou tenha algum tipo de relacionamento.

A sociedade deve ficar atenta aos sinais de violência. Para denunciar basta usar o Disque 100 ou Ligue 180 .