Tamanho do texto

Com tom futurista, acessório ajuda ciclista a enxergar e o torna mais visível para os motoristas. Veja como funcionar

Luzes ficam nas rodas dianteira e traseira da bicicleta
Divulgação
Luzes ficam nas rodas dianteira e traseira da bicicleta

Embora seja saudável e ecologicamente benéfico, usar a bicicleta como meio de transporte pode ser perigoso, principalmente em cidades onde há falta de consciência dos motoristas. À noite, é a falta de luz - das vias e da própria "magrela" - que torna os perigos ainda maiores.

Pensando neles, dois engenheiros californianos criaram a Revolights, kit de luzes de LED instalados nos pneus dianteiro e traseiro e que aposta na estética "Tron", meio "retrô futurista", para tornar visível o passeio noturno.

Inicialmente financiado por uma campanha no site colaborativo Kickstarter, o acessório para as bicicletas criado por Kent Frankovich, o "mestre", e Adam Pettler, o "cientista maluco", de acordo com as descrições no site oficial, consiste de dois anéis estreitos de LEDs "acoplados" a cada uma das rodas. Duas baterias de íons de lítio fornecem energia para as luzes, enquanto um pequeno ímã com acelerômetro integrado fornece dados de velocidade e orientação para os anéis. 

O objetivo é aumentar a visibilidade enquanto você está pedalando, e atinge este objetivo tranquilamente. O sistema mantém dinamicamente as luzes da roda dianteira viradas para a frente e as luzes da roda traseira virada para trás em todos os momentos, tudo sincronizado em iluminação branca e vermelha. As baterias, que são carregadas via USB, duram cerca de quatro horas com uma carga completa.

A instalação é um pouco demorada e leva cerca de uma tarde inteira. Se você não tem muita paciência, talvez valha a pena esperar um pouco mais pelas Revolights Wheels, rodas que já vêm com a iluminação acoplada e que ainda está arrecadando fundos para o financiamento. A Revolights custa US$ 229 (equivalente a R$ 525).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.